Hoje de manhã (15/05) Marcelo das Histórias esteve com o mídia livrista Gabriel BETIN (Colômbia )  na  – Radio Televisión y Popular – falando  sobre redes Latino-Americanas, suas narrativas , propostas e linguagens na culturalização da politica e politização da cultura.

“Destacamos que neste momento o Congreso Latinoamericano De Cultura Viva Comunitária articula em rede: movimentos artísticos, bandos urbanos , comunidades de tradição oral, educação formal, comunicações livres e ambientais juntos no cultivo de um novo imaginário de transformação social tendo a cultura como centralidade das transformações sociais em Nossa America – esta também é uma prioridade da Caravana da Lei Griô e da Ação Griô no congresso.” Declarou Marcelo.

A comissão de mobilização da Lei Griô preparou uma carta para captar mais assinaturas de apoio a Lei Griô durante o Congresso em La Paz, 08 representantes da Rede Ação Griô Nacional estarão presentes: Mestra Doci, Mestre Alcides e Mestre Marquinhos representantes da Comissão Nacional dos griôs e mestres, Marcelo das Histórias griô aprendiz e coordenador da Ação Griô Nacional, Nádia Acauã representante da nação indígena, Wilson Sumário, representante da Ação Griô na Bahia, além do coordenador da rede Ação Griô e presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura Márcio Griô.

Ação Griô e Lei Griô: uma referência de gestão compartilhada entre sociedade civil, comunidades tradicionais e governos.

A participação de Márcio Griô no Congresso tem o objetivo de apresentar os diversos meios de participação conquistados pela sociedade civil na construção de políticas culturais no Brasil, através de conselhos, fóruns, conferências, bem como de ações em gestão compartilhada com o governo para as culturas tradicionais, visto a importância deste tema para a maioria do povo Boliviano.

Sistemas Nacionais de Cultura e participação da sociedade civil:

Parte da equipe que está organizando o I Congresso Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária se encontrou em La Paz para mais uma jornada de construção e articulação deste encontro que será um marco histórico para a integração cultural do nosso continente. Estiveram presentes companheiros da Argentina, Brasil, Uruguai e Peru, que voluntariamente se somam a este esforço de construção do Congresso junto ao COMPA -Teatro Trono e à Plataforma Puente Cultura Viva Comunitária, organização e rede que planejam, coordenam e preparam o Congresso.

Estão sendo esperados cerca de 1500 participantes de  todos os países da América Latina. Os países que levarão mais pessoas são até o momento Brasil, Argentina, Peru e Colômbia, mas, haverá pelo menos 01 participante de cada país, incluindo todos das Américas do Sul e Central, mais Cuba e Haiti representando o Caribe.

A programação completa, estrutura e metodologia de funcionamento do Congresso vêm sendo tecida coletiva e colaborativamente entre várias mãos, países e idiomas, e será brevemente publicada e difundida, incorporando na medida do possível todas as propostas inscritas de mostra artística. A versão  em português será divulgada através do site http://www.caravanaporlapaz.org