Nesta sexta-feira dia 30 de agosto, a partir das 09h da manhã, será realizada na Escola de Comunicação da UFRJ ( no anexo 101 da Escola de Comunicação – container)  uma mesa de debates sobre políticas para a tradição oral e culturas populares e seus respectivos marcos legais.

O Encontro que será veiculado pela PosTV contará com a presença da Deputada Jandira Feghali (PCdoB -RJ), autora do Projeto de Lei 1786/2011, a Lei Griô, e presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Deputado Edson Santos(PT – RJ), autor do Projeto de Lei 1176/2011 , conhecido como Lei dos Mestres, e o deputado  Evandro Milhomem (PCdoB – AP), relator de ambas as lei na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Estarão presentes também representantes do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação Cultural Palmares, além de lideranças de entidades voltadas a transmissão oral e reconhecimento do lugar político e social das tradições orais – a Rede Ação Griô, e a preservação da cultura popular – a rede de Culturas Populares e Tradicionais, além de representantes de Pontos de Cultura, movimentos sociais, pesquisadores e gestores culturais.

A grande questão é compor as duas propostas sem exclusão de conceitos ou questões político-partidárias. O Minc no último mês publicou documentos propondo a retirada de conceitos importantes para a lei griô, conceitos construidos ao longo da história da Ação Griô nacional que inovou a política de tradição oral no país. Importante que o MinC repense a importância das conferências nacionais de cultura, porque propor excluir conceitos e propostas eleitas como prioridade nacional é no mínimo um contrasenso.Ambos os projetos de lei versam sobre o tema. A Lei Griô, eleita como uma das prioridades da II Conferência Nacional de Cultura em 2010,  dada entrada no congresso com mais de 4.000 assinaturas de militantes culturais, griôs e mestres com o apoio da Frente Parlamentar de Cultura propõe criar e instituir uma política nacional de transmissão oral e de reconhecimento do papel político, social e econômico dos mestres e griôs de tradição oral do Brasil em diálogo com a educação formal. A Lei dos Mestres, por sua vez, está baseada em políticas de apoio financeiros a mestres da cultura popular existentes em estados como Ceará e Alagoas.

A roda de debates será transmitida ao vivo pela internet através da #PósTV e a participação é aberta a todos os interessados.

Confira Mais informações :

 

http://www.leigrionacional.org.br/

 

http://www.depedsonsantos.com.br/debate-sobre-a-lei-dos-mestres-no-rio/

Serviço:

Roda de Debates: Políticas Públicas de Cultura, Educação e Tradição Oral no Brasil

Data: 30/08/2013

Horário: 09 às 12h

Local: Escola de Comunicação da UFRJ – anexo da CPM

Campus Praia Vermelha – Urca- RJ