O Grãos de Luz e Griô junto ao Grupo Ambientalista de Lençóis fomenta uma rede de Educação Integral formada pelos Pontinhos de Cultura, Pontos de Cultura e projetos Ação Griô de Lençóis. O primeiro encontro da rede foi realizado no dia 26 de agosto com a presença do promotor público José Reis com o objetivo de conversar sobre a Estrutura de Proteção Social à Criança e ao Adolescente de Lençóis e sobre Educação Integral.

Educação Integral
Líllian Pacheco, educadora e idealizadora do Grãos de Luz e Griô, criadora da Pedagogia Griô e do programa Ação Griô Nacional

A Educação Integral como o próprio nome já sugere busca a integração dos diversos setores e espaços responsáveis pelos direitos da criança e do adolescente – escolas, famílias, ONGs, conselhos, justiça, fundações empresariais e outras entidades – para trabalhar por uma educação de qualidade que considere as múltiplas dimensões humanas: científica, artística, afetiva, ambiental, esportiva e cultural. Visa estimular a ampliação de diversos espaços/tempos de convivência comunitária, dialógica e significativa para além da escola e integrado com a escola.
O problema maior que a educação integral visa superar no Brasil é a baixa escolarização das crianças e adolescentes de famílias que enfrentam a pobreza e a desigualdade social. Segundo IPEA,- em 2003 apenas 40% das crianças de famílias de baixa renda terminavam o ensino fundamental. Assim, a reprodução do ciclo inter-geracional da pobreza está relacionado com a desistência da escola.
A Educação Integral tem referências em experiências como a Escola Classe de Anísio Teixeira em Salvador, Escola Parque em Brasília, CEUS em São Paulo, CIEPS no Rio de Janeiro, Bairro Escola em Nova Iguaçu, Escola Integrada em Belo Horizonte. Todas estas experiências desenvolveram atividades integradas num projeto pedagógico escolar nos diversos espaços/tempos de convivência comunitária. O Grãos de Luz e Griô ao longo de sua história dialogou com diversas experiências no Brasil e se tornou referência nesta área de Educação Integral em parceria com as escolas públicas, sendo avaliada entre 1834 experiências no Brasil e recebendo o Prêmio Itaú Unicef em 2003.
Tanto a constituição federal, quanto a LDB prevêem a diversidade de espaços e tempos para a educação da criança e do adolescente para além da escola, no entanto as atividades (esportivas, culturais, artísticas, tecnológicas ou afetivas) precisam estar integradas ao projeto político pedagógico da escola, caso contrário, se caracterizam como atividades de proteção social, mas não de educação integral. O Estatuto da Criança e do Adolescente também prevê a inter-setorialidade e a rede de proteção para a educação integral da criança e do adolescente.
Neste sentido da construção de uma política pública de educação integral que o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura se uniram nos programas Mais Educação e Mais Cultura nas Escolas. O Grãos de Luz e Griô participou em diversos diálogos com o MinC e com o MEC, propondo tecnologias alternativas de educação como a Pedagogia Griô, assim como o reconhecimento do lugar dos mestres e griôs na educação das crianças e adolescentes com a experiência da Ação Griô Nacional, criada e coordenada pelo Grãos de Luz e Griô junto ao Ministério da Cultura, que envolveu mais de 130.000 crianças e adolescentes em atividades de educação integral. Assim atualmente no Mais Cultura na Escola contempla investimentos em uma categoria de atividade pedagógica de Educação Integral com os griôs e mestres.
A grande questão que as redes de educação e o próprio Ministério da Educação apontam é o perigo da super-escolarização, ou institucionalização total da educação. O objetivo não é este, mas sim, transformar a educação numa ação mais criativa e afetiva de aprendizagens significativas para as crianças e adolescentes.
Este é um dos motivos deste projeto, pois a Educação Integral precisa ser fruto da participação, da criatividade e do diálogo em educação. O Mais Educação e o Mais Cultura na Escola estão chegando nas escolas de Lençóis e da Chapada Diamantina como fruto de uma grande caminhada ao longo dos últimos 20 anos de Ação Comunitária das Ongs e do Grãos de Luz e Griô no Brasil. Porém como estamos avaliando e contribuindo com este processo de implementação de políticas públicas efetivas de educação integral? Como estamos contribuindo para o projeto político pedagógico das escolas e ampliando os espaços e tempos de aprendizagens significativas na comunidade?

Leia mais nos links:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf

www.graosdeluzegrio.org.br