por Líllian Pacheco

Foram 100 crianças ocupando a Praça Horácio de Matos no dia 25 de novembro com oficina de pintura, oficina de fotografia, oficina de música e Cine Clube na festa de encerramento  das oficinas de 2014 e a comemoração de 20 anos de oficinas Grãos de Luz.

“eu criei esta pintura porque  faz contraste entre o azul, o verde, o amarelo e o vermelho, eu gosto de pintar, e adoro ir pro Grãos, porque lá a gente aprende e brincar” André, 10 anos.

As crianças pintaram panôs e panos com imagens criadas por crianças que freqüentaram as oficinas há anos atrás.  Os panôs e panos vão ser expostos em todas as agências, lojas, Universidade (UEFS) e restaurantes da Praça para celebrar o aniversário.

E os educadores das oficinas na praça? Foram as crianças que estavam nas primeiras sopas comunitárias no Alto da Estrela entre os anos de 94 e 95, quando nasceram as oficinas.

“Eu realizei um sonho, me senti criança do grãos pintando de novo, e consegui orientar as crianças” Juliete, 25 anos, gestora do Grãos de Luz e Griô.

Como o grãos, as crianças ficaram jovens e são co-criadoras de invenções que vão além das oficinas para crianças, é o projeto Grãos de Luz e Griô que atua desde 2001 com 4 grandes linhas de ação incluindo jovens, educadores, mestres griôs, pesquisadores, lideranças comunitárias e comunidades tradicionais da Chapada  e do Brasil.

Gratidão aos jovens gestores, aos educadores do projeto, aos parceiros Associação dos Amigos Europeus – Suiça, Associação LeNa – Galícia, a Actionaid e tantos amigos empresários e cidadãos pelo compromisso e presença durante tantos anos nesta caminhada ao nosso lado.