Considerando a relevância e a prioridade de se instituir uma política pública no estado, a Comissão de Avaliação do Edital Ação Griô Bahia, com base nos critérios definidos no edital, decidiu selecionar 7 propostas a mais do que foi previsto no edital, totalizando 34 propostas selecionadas. O tempo de execução do projeto foi reduzido de 12 meses para 10 meses. Logo, as bolsas de Incentivo Griô serão pagas para 10 meses. Este é o tempo que a Comissão considerou pra articular junto à Secult a criação do fundo específico para as Bolsas de Incentivo Griô no estado da Bahia

Foram inscritas 82 propostas de grupos, povos e comunidades de tradição oral, organizações da sociedade civil, Pontos de Cultura do estado da Bahia. A Comissão de Avaliação conclama a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia a criar o fundo específico para Bolsas de Incentivo Griô para que todos os inscritos no edital e outros Mestres Griôs da Bahia sejam apoiados por políticas públicas estaduais.

A Comissão de Avaliação do edital foi composta por 7 representantes, sendo: 02 (dois) indicados pela Associação Grãos de Luz; 01 (um) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; 01 (um) do Conselho Estadual de Cultura e 03 (três) da Comissão dos Griôs e Mestres da Bahia. Também foi convidado um representante do Fórum de Cultura da Bahia.

O Projeto Ação Griô Bahia foi proposto pela Associação Grãos de Luz ao Edital “Projetos Estratégicos 2013”, projeto que tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O Projeto Ação Griô Bahia tem o objetivo de articular a regulamentação de um fundo de Bolsas de Incentivo Griô do Estado da Bahia, através de práticas e projetos educativos e culturais, para instituir a Política Estadual de Transmissão Oral em diálogo com a educação formal, fortalecer a identidade e ancestralidade do povo brasileiro e criar um cadastro dos/as Mestres Griôs e os/as Griôs Aprendizes em atuação na Bahia. Têm referências nas prioridades políticas definidas na III conferência estadual de Cultura da Bahia de 2009 e na Conferência Nacional de Cultura de 2010, sendo destaque na consulta pública das metas do Plano Nacional de Cultura em 2011, com referências também no projeto de Lei Griô que está em tramitação na Assembléia Legislativa da Bahia e no Congresso Nacional e nos editais lançados pelo Ministério da Cultura em 2006 e 2009.

Propostas APROVADAS Edital Ação Griô Bahia 2015