Ação Griô pre-roteiro
Comunidade do Porto de Tras.
Local: Itacaré – BA
Tema: Bicho caçador
Mestre Grio: Miquiba
Aprendiz: Pericles
Sinopse: Cerimonia folclorica iniciada na zona rural de origem nativa preservada pela Associação Cultural. Os personagens são: duas criança, o caçador e o bicho-caçador, segundo a lenda o bicho comeu o caçador e incorporou seu espirito. Com a visão dos alunos o curta apresenta o encantamento da criança, que apesar do medo do Bicho-caçador quer ver e identifica as mensagens por tras do mito, que é a preservação da fauna.
Visão Original: A comunidade do quilombo urbano do Porto trás, em Itacare, preserva ao longo de gerações O rancho do Bicho e o Caçador. Manifestação peculiar à cultura afro tem como caracteristica africana a simbologia das mascaras, a luta dos bichos pela sobrevivencia, e se aproxima da historia afro brasileira na sua relacao de resistencia e luta entre o capitão do mato e o negro escravizado qur se desfarçava na matca em processo de fuga. Os personagens são o bicho e o caçador, que segundo a lenda, o bicho comeu o caçador, incorporando assim seu espirito, tornando-se o bicho-caçador. A maior representaçao desta manifestaçao esta na resistencia pela liberdade.
O cortejo do Bicho-caçador é realizado tradicionalmente em janeiro, nas comemoracoes de Reis. É ainda hoje manifesta em forma de brincadeira, dança e samba. Buscando o dialogo entre a tradicao e a educaçao formal em instituicoes de ensino, o grupo e seus grios levam ate as escolas sua apresentacao, na qual trabalham em parceria com os professores e alunos temas como preservacao, resistencia, conciencia ambiental, evidenciando a relacao necessaria entre a comunidade, suas tradicoes e a escola.
Neste interprograma buscamos evidenciar a compreencao do aluno aos ensinamentos do mestre grio atraves do bicho-caçador e a importancia do aprendiz grio nesta compreençao. Esta abordagem sera apresentada no dialogo entre os meninos, que revela ao colega os ensinamentos apreendido atraves do aprendiz grio.
Objetos: O video busca dar enfase aos alunos, que por muitas vezes tem medo do bicho mas apos a explanaçao do colega compreendem a importancia da manifestacao e seus significados.
O aprendiz grio, que faz o convite à comunidade e alunos para participar da manifestação e passou os conhecimentos ao aluno da escola.
O mestre grio na figura do bicho e do caçador.
As vestimentas, que é a causadora do receio de muitos.
E a propria manifestacao.
Estrategia de abordagem: Inicia-se com os dois meninos na porta de casa, ao fundo se ouve o som de um berimbal, os joivens veem o aprendiz passar tocando e informando que havera a apresentaclao do bicho e o caçador. Ao sair para a aula os dois conversam sobre a apresentacao, um deles monstra medo do bicho e o outro busca mostrar a importancia da apresentacao atraves do que o professor ensinou. Enquanto a conversa se desenvolve o clima de suspense é reforçado por imagens dos mestres se preparando sem revelar toda vestimenta, apenas partes das roupas, mascaras e adereços como a arma. Ao chegar na escola o bicho caçador entra e se apresenta. Para a conclusao os alunos saem da escola e os dois jovens passsam a bricar se passando pelo bicho e o caçador.
Interprograma Bicho-Caçador
[blog category=”94″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]
[blog category=”93″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]
[blog category=”95″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]
[blog category=”96″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]
I etapa
Julho e agosto de 2012
[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]
- Cadastro dos participantes
- Propostas audiovisuais
- Conferência de equipamentos audiovisuais
[/bullet_list]
Agosto de 2012
[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]
- Participação em oficina de roteiro
- Participação em vivência da pedagogia griô
- Termo de parceria assinado
- Roteiros e oficinas publicados e comentados no portal
- Recibos assinados e primeira parcela paga
[/bullet_list]
II Etapa
Agosto a Novembro de 2012
[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]
- Realização de oficinas de registros audiovisuais
- Realização de vivência na Pedagogia Griô
- Registros do Produtor Audiovisual
- Registro Audiovisual dos Jovens
- Registros e oficinas publicados e comentados no portal
- Autorizações assinadas
- Recibos assinados e segunda parcela paga
[/bullet_list]
III Etapa
Em Lençóis – Novembro a Dezembro de 2012
[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]
- Pré Edição do Vídeo
- Participação em oficina de edição
[/bullet_list]
[bullet_list icon=”close” indent=”10px” style=””]
- Vídeos publicados e comentados no portal
- Lançamento dos vídeos realizados na escola parceira
- Lançamento dos vídeos publicados no portal
[/bullet_list]
[clear]