Associação Cultural Tribo do Porto

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EscolaEscola Padre Luiz Palmeira

GriôMestre Nengo

Griô Aprendiz: Valmilson Conceição do Nascimento – Péricles

Educador: Magno Rocha da Cruz – Miquiba

Produtor Audiovisual: Victor Aziz

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Entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes do bairro do Porto de Trás a preservar a cultura de seu povo, além de ajudar a elevar sua auto-estima e fazer com que se sintam cidadãos conscientes, valorizados e integrados em seu meio. À frente do projeto desde o início, os professores “Miquiba” e “Cumprido”, com o apoio dos instrutores Péricles, Nero”bóia”, Xixito e Leandro utilizam o Centro Cultural Tribo do Porto para dar aulas de capoeira, maculelê, samba de roda, puxada de rede e dança afro. Também promovem cursos de artesanato, gincanas e passeios.

A Associação sobrevive da venda de camisetas e de doações que recebe de turistas que já visitaram e se encantaram por seu trabalho.

Também contam com a ajuda de um grupo chamado “Madrinhas da Tribo”.

Ação Griô pre-roteiro

Comunidade do Porto de Tras.

Local: Itacaré – BA

Tema: Bicho caçador

Mestre Grio: Miquiba

Aprendiz: Pericles

Sinopse:  Cerimonia folclorica iniciada na zona rural de origem nativa preservada pela Associação Cultural. Os personagens são: duas criança, o caçador e o bicho-caçador, segundo a lenda o bicho comeu o caçador e incorporou seu espirito. Com a visão dos alunos o curta apresenta o encantamento da criança, que apesar do medo do Bicho-caçador quer ver e identifica as mensagens por tras do mito, que é a preservação da fauna.

Visão Original: A comunidade do quilombo urbano do Porto trás, em Itacare, preserva ao longo de gerações O rancho do Bicho e o Caçador. Manifestação peculiar à cultura afro tem como caracteristica africana a simbologia das mascaras, a luta dos bichos pela sobrevivencia, e se aproxima da historia afro brasileira na sua relacao de resistencia e luta entre o capitão do mato e o negro escravizado qur se desfarçava na matca em processo de fuga. Os personagens são o bicho e o caçador, que segundo a lenda, o bicho comeu o caçador, incorporando assim seu espirito,  tornando-se o bicho-caçador. A maior representaçao desta manifestaçao esta na resistencia pela liberdade.

O cortejo do Bicho-caçador é realizado tradicionalmente em janeiro, nas comemoracoes de Reis.  É ainda hoje manifesta em forma de brincadeira, dança e samba. Buscando o dialogo entre a tradicao e a educaçao formal em instituicoes de ensino, o grupo e seus grios levam ate as escolas sua apresentacao, na qual trabalham em parceria com os professores e alunos temas como preservacao, resistencia, conciencia ambiental, evidenciando a relacao necessaria entre a comunidade, suas tradicoes e a escola.

Neste interprograma buscamos evidenciar a compreencao do aluno aos ensinamentos do mestre grio atraves do bicho-caçador e a importancia do aprendiz grio nesta compreençao. Esta abordagem sera apresentada no dialogo entre os meninos, que revela ao colega os ensinamentos apreendido atraves do aprendiz grio.

Objetos: O video busca dar enfase aos alunos, que por muitas vezes tem medo do bicho mas apos a explanaçao do colega compreendem a importancia da manifestacao e seus significados. O aprendiz grio, que faz o convite à comunidade e alunos para participar da manifestação e passou os conhecimentos ao aluno da escola.

O mestre grio na figura do bicho e do caçador.

As vestimentas, que é a causadora do receio de muitos.

E a propria manifestacao.

Estrategia de abordagem: Inicia-se com os dois meninos na porta de casa, ao fundo se ouve o som de um berimbal, os joivens veem o aprendiz passar tocando e informando que havera a apresentaclao do bicho e o caçador. Ao sair para a aula os dois conversam sobre a apresentacao, um deles monstra medo do bicho e o outro busca mostrar a importancia da apresentacao atraves do que o professor ensinou. Enquanto a conversa se desenvolve o clima de suspense é reforçado por imagens dos mestres se preparando sem revelar toda vestimenta, apenas partes das roupas, mascaras e adereços como a arma. Ao chegar na escola o bicho caçador entra e se apresenta. Para a conclusao os alunos saem da escola e os dois jovens passsam a bricar se passando pelo bicho e o caçador.

Interprograma Bicho-Caçador

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I etapa

Julho e agosto de 2012

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  • Cadastro dos participantes
  • Propostas audiovisuais
  • Conferência de equipamentos audiovisuais

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Agosto de 2012

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  • Participação em oficina de roteiro
  • Participação em vivência da pedagogia griô
  • Termo de parceria assinado
  • Roteiros e oficinas publicados e comentados no portal
  • Recibos assinados e primeira parcela paga

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II Etapa

Agosto a Novembro de 2012

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  • Realização de oficinas de registros audiovisuais
  • Realização de vivência na Pedagogia Griô
  • Registros do Produtor Audiovisual
  • Registro Audiovisual dos Jovens
  • Registros e oficinas publicados e comentados no portal
  • Autorizações assinadas
  • Recibos assinados e segunda parcela paga
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III Etapa

Em Lençóis – Novembro a Dezembro de 2012

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  • Pré Edição do Vídeo
  • Participação em oficina de edição

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  • Vídeos publicados e comentados no portal
  • Lançamento dos vídeos realizados na escola parceira
  • Lançamento dos vídeos publicados no portal

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