Circo do Capão

[styled_image image=”http://www.acaogrio.org.br/wp-content/uploads/2012/08/CircoCapao.jpg” w=”240″ h=”160″ align=”left” link=”” lightbox=”yes” alt=”Circo do Capão” rel=””]

Escola  Escola Municipal de 1° Grau de Caeté-Açú

GriôEmiliano Evengelista Neto

Griô Aprendiz: Maryanne Dultra Bastos Galinski

Educador: Rosangela dos Santos Mendes

Produtor Audiovisual: Maria Inês Gomez

[clear]

Agregador de múltiplas linguagens e criando espetáculos  feitos por artistas polivalentes, o  Circo do Capão é rico em si, no seu  processo de produção e transmissão  de saberes artísticos  presentes no  seu dia a dia.  Uma legitima pedagogia no campo da arte,  onde a fusão da linguagem circense com o teatro, a dança, a música, o audiovisual,  entre outros,  estão  em permanente interface e conexão na sua Escola de Artes Circenses.

A  Escola de Circo do Capão está localizada no Vale do Capão, município de Palmeiras, no Território da Chapada Diamantina. Iniciada em 1998, pelo casal franco-Brasileiro, Paolo e Mary, suas atividades ocorrem sob uma lona fixa e vem se consolidando como um espaço de formação e multiplicação da arte do circo,  que se estende a todo território.  

Realizando, há quinze anos,  oficinas e espetáculos de artes do circo,  tem proporcionado a integração da arte circense com outras “disciplinas” como teatro, dança, música, artes plásticas, capoeira, resgatando e difundindo a arte do circo como cultura popular e palco de expressão de artes diversas. Acima de tudo, este projeto vem proporcionando aos jovens da comunidade a oportunidade de, através da arte circense, encontrar uma ocupação artística geradora de renda, de manutenção e visibilidade dos valores culturais locais  a partir da criação de espetáculos temáticos que  busca ressaltar esses valores.

Seus instrutores são jovens nativos formados na própria escola que já acumulam 14 anos de experiencia e itinerância  no território,  transmitindo o seu saber circense a centena de jovens da comunidade o entorno.

A Associação Safar Miramas de Artes no Circo, criada em 2005,  tem como um dos objetivos no seu estatuto,   o resgate do picadeiro do circo como agregador de diversas linguagens artísticas,  como aponta a história do circo tradicional que sempre teve outras disciplinas artísticas gravitando sob a sua lona.

Em 2008 obteve a chancela do MINC  como Ponto de Cultura, o primeiro sob uma lona de circo e ampliou as suas atividades e parcerias,  inaugurando uma nova fase e direção  para os Circos  da Bahia.

 

1) Visão Original (conteúdo)

Descreva sua visão original sobre os diálogos possíveis entre a tradição oral do griô ou mestre bolsista, a didática do educador da escola parceira e as aprendizagens dos estudantes, durante o horário curricular ( máximo de 10 linhas)

– A busca da espiritualidade, o sentimento de gratidão, o respeito aos nossos ancestrais e a natureza como coisas sagradas  e o reconhecimento destes como detentores de sabedoria e experiência,  devem ser objeto de aprendizado e reflexão, são propostas  a serem feitas às classes,  incansavelmente.

Todo tema pesquisado em relação à tradição oral e as ervas curativas, quando em contato com o ensino formal deve ter um chamado à reflexão de como aquilo foi gerado e qual força a materializou. A necessidade de pedir licença e permissão para que utilizemos as plantas que curam e a  contemplação da natureza.

– Aulas teóricas, na sala de aula, sobre as propriedades curativas das ervas medicinais e   aulas práticas,  no horto Vale Flora e em pequeno canteiro da escola, caracterizadas pelo plantio e  cultivo (dando ênfase ao verbo “cuidar”),   colheita, secagem, ensacamento e comercialização destas ervas promovendo o conhecimento e geração de renda;

2) Proposta de produção audiovisual (forma do vídeo)

Formato da Produção Audiovisual:1 min e 15 seg.

A proposta é mostrar um dia na rotina de trabalho do mestre Grio Seu Santinho que desenvolve atividades regulares no Horto do Capão focalizada na utilização dos elementos da Natureza,  aplicados na saúde e no cuidado do meio ambiente.

Descreva a idéia audiovisual a partir dos seguintes itens.

Eleição de objetos Estratégia(s) de Abordagem Desenho de produção
1-Visuais do Vale do Capão amanhecendo: as primeiras luzes do dia inundam o Vale 1-Vistas panorâmicas do Vale do Capão amanhecendo: movimentos fluidos da câmara entre os planos. Escutam-se o canto dos passarinhos e dos galos.  
2-Seu Santinho sai para trabalhar: caminho de sua casa ate o Horto, suas botas andando pelo Vale. 2-Plano geral (PG) da casa de seu Santinho. Ele sai pra trabalhar. Acompanhamento dele durante o caminho ate o Horto: os passos dele, ele de costas. Ingressa voz em off dele contando como ele aprendeu seu conhecimento com as plantas.  
3-Seu Santinho realizando diversas tarefas no Horto: suas mãos regando as plantas, plantando espécies nativas, mexendo com a terra, com o minhocário, etc. 3-Planos detalhes (PD) das mãos de seu Santinho realizando diversas tarefas no Horto. Voz em off dele contando o trabalho e importância do Horto.  
4-Imagens de arquivo de seu Santinho dialogando em circulo com os alunos da escola municipal 4-Inclusão de imagens e áudio de arquivo. A escolha para o tratamento deste material será em preto e branco e sinalizado com um cartaz especifico da data do encontro  
5-Diversas ervas medicinais e preparados naturaisde seu Santinho. 5-Planos detalhe (PD) com movimentos de câmara fluidos das ervas medicinais e dos diversos preparados naturais de seu Santinho. Ingressa voz em off dele contando a importância dos remédios naturais e do respeito pela Natureza.  
6-seu Santinho preparando remédios naturais a partir das plantas: suas mãos preparando diversos remédios. 6-Planos detalhes (PD) das mãos de seu Santinho misturando as plantas medicinais, socando elas, etc.  
7-Seu Santinho no Horto falando em circulo com as crianças da escola. 7-Plano Geral (PG) de seu Santinho falando no Horto com as crianças da escola.  
8-Seu Santinho voltando a sua casa depois de um dia de trabalho. 8-Plano Geral (PG) do Horto, seu Santinho sai. A luz da tarde ilumina a cena. O caminho dele ate sua casa. Ingressa reflexão final dele sobre sua função no vale como curandeiro e representante da tradição oral de conscientização da importância da Natureza na vida.  
9-Visuais do por do sol no Vale: as ultimas luzes do Vale refletindo no morro Branco. 9-Vistas panorâmicas do Vale do Capão no por do sol: movimentos fluidos da câmara entre os planos. Se escutam o canto dos grilos e o som característico do final do dia.  

4) Sugestão de Estrutura

Síntese textual do que está no passo a passo da lista das Estratégias de Abordagem acima descritas. Não se trata necessariamente de um roteiro no sentido estrito de uma narrativa ficcional clássica. A apresentação pode ser feita livremente a partir de texto corrido ou blocado. ( máximo 10 linhas)

As primeiras luzes do dia marcam o inicio do trabalho de seu Santinho, quem sai de sua casa rumo ao Horto do Capão. Para todo o vídeo será escolhida a  modalidade da locução da voz do mestre Grio sobre as imagens.  No caminho ele narra como aprendeu seu conhecimento com as plantas. No horto realiza diversas tarefas: regar, plantar, preparar a terra, em quanto narra o trabalho que o Horto vem desenvolvendo no Vale. Uma constante no vídeo serão os planos detalhes (PD) das mãos de seu Santinho, focalizando na importância de seu fazer, sua manifestação. Ingressam imagens e o áudio de arquivo de seu Santinho falando com as crianças da escola municipal do vale no……?.  Logo diversas ervas medicinais que se misturarão nas mãos dele, no preparo de diversos medicamentos, em quanto ele fala da importância das plantas para a saúde. Imagens e áudio de seu Santinho falando no Horto com as crianças da escola. A luz da tarde no Vale, seu Santinho termina seu dia de trabalho e volta pra casa em quanto refleti sobre sua função social como mestre Grio no Vale. Por do sol no morro Branco, panorâmicas das ultimas luzes do dia.

Para todo o vídeo serão utilizados uma câmera Full HD, um microfone, um tripé e uma rebatedor de luz. O vídeo será filmado em 2 dias: sendo 1 dia realizadas todas as imagens de seu Santinho e outro as tomadas panorâmicas do amanhecer e o por do sol no Vale.

[blog category=”44″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]
[blog category=”45″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]
[blog category=”46″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]
[blog category=”47″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]

I etapa

Julho e agosto de 2012

[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]

  • Cadastro dos participantes
  • Propostas audiovisuais
  • Conferência de equipamentos audiovisuais

[/bullet_list]

Agosto de 2012

[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]

  • Participação em oficina de roteiro
  • Participação em vivência da pedagogia griô
  • Termo de parceria assinado
  • Roteiros e oficinas publicados e comentados no portal
  • Recibos assinados e primeira parcela paga

[/bullet_list]

II Etapa

Agosto a Novembro de 2012

[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]

  • Realização de oficinas de registros audiovisuais
  • Realização de vivência na Pedagogia Griô
  • Registros do Produtor Audiovisual
  • Registro Audiovisual dos Jovens
  • Registros e oficinas publicados e comentados no portal
  • Autorizações assinadas
  • Recibos assinados e segunda parcela paga

[/bullet_list]

III Etapa

Em Lençóis – Novembro a Dezembro de 2012

[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]

  • Pré Edição do Vídeo
  • Participação em oficina de edição

[/bullet_list]

[bullet_list icon=”close” indent=”10px” style=””]

  • Vídeos publicados e comentados no portal
  • Lançamento dos vídeos realizados na escola parceira
  • Lançamento dos vídeos publicados no portal

[/bullet_list]

[clear]

[hr]