[styled_image image=”http://www.acaogrio.org.br/wp-content/uploads/2012/08/Ginga-e-Malicia-Logo.jpg” w=”240″ h=”160″ align=”left” link=”” lightbox=”yes” alt=”ARACI – Capoeira Cidadã Arte e Cultura” rel=””]
Escola: Escola Municipal Malê Debalê
Griô: Nilson Francisco Santos – Mestre Coroa
Griô Aprendiz: Edméia Pereira Nascimento
Educador: Luciana Santos Oliveira
Produtor Audiovisual: Daniel Marques (Cabrito)
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1) Visão Original (conteúdo)
Descreva sua visão original sobre os diálogos possíveis entre a tradição oral do griô ou mestre bolsista, a didática do educador da escola parceira e as aprendizagens dos estudantes, durante o horário curricular (máximo de 10 linhas).
A proposta didática propõe o Dialogo que e mediado através de um conhecimento que construído no coletivo, sendo reconstruído sempre que necessário, valorizando os saberes e experiências individuais de cada um. (educando, educador, mestre e griô aprendiz), possibilita o encontro da educação formal com os saberes dos mestres e griôs para o encontro dos mais velhos com os mais novos, através da união da tradição oral com o currículo formal. A escola é um importante diagnóstico da comunidade a qual está inserida. Alfabetizar para a diversidade social, reafirmando o compromisso da Escola com a educação que trata as relações étnico-raciais sobre uma didática que instigue e promova o desenvolvimento integral da criança enquanto agente transformador do seu próprio mundo, que descubra as suas potencialidades, reconheça a sua identidade, conheça a sua ancestralidade, e respeite as diferenças.
2) Proposta de produção audiovisual (forma do vídeo)
Descreva a idéia audiovisual a partir dos seguintes itens.
A iniciativa Caminhos da Escola Vivencia e saberes para a inclusão das relações étnico-raciais propõe a roda das idades e dos saberes na Escola Municipal Malê DeBalê através das caminhadas dos griôs promovendo o dialogo entre a Comunidade de Itapuã. Lagoa do Abaeté e colônia de Pescadores. Quem vai ser filmado: educandos da E.M.M. DB Mestres e Gros de Tradição Oral, educadores.
Eleição de objetos
O que vai ser filmado: Instrumentos musicais percussivos, tocados pelos educandos e mestres.
As cantigas (cirandas, ladainhas musicas malês,) trabalhadas em sala de aula na proposta da pedagogia griô.
Contação de histórias com os mestres e griôs, educador formal e griô aprendiz
Performance dançada cultura afro e indígena brasileira e africana.
Brincadeiras de terreiro e brincadeiras musicadas.
Produção dos educandos e educador. Livros, desenhos, pinturas, e personagens.
3) Estratégia(s) de Abordagem
A filmagem será realizada no ambiente escolar e também no ambiente externo- Comunidade com as possíveis interferências. Som da percussão, Ladainhas da capoeira, som do berimbau, ruídos produzidos nas contações de histórias para identificar ações e personagens. Entrevista com o mestre sem áudios das perguntas mais áudios das respostas do mestre.
4) Sugestão de Estrutura
Síntese textual do que está no passo a passo da lista das Estratégias de Abordagem acima descritas.
Não se trata necessariamente de um roteiro no sentido estrito de uma narrativa ficcional clássica. A
Apresentação pode ser feita livremente a partir de texto corrido ou blocado. (máximo 10 linhas)
Ritual de chegada na escola:
1º Caminhada dos mestres griôs chagando na escola, musicas danças
2º receptivo dos educando – Musicas e danças para os mestres.
3º encontro das idades e dos saberes – roda griô de brincadeiras musicadas e dançadas.
5º roda de contação de histórias.
6º Entrevistas (com o mestre)
Depoimentos (fala dos educandos, Fala do educador, Fala do griô aprendiz.
7º ritual da despedida. musicas, brincadeiras de cordel.
I etapa
Julho e agosto de 2012
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- Cadastro dos participantes
- Propostas audiovisuais
- Conferência de equipamentos audiovisuais
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Agosto de 2012
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- Participação em oficina de roteiro
- Participação em vivência da pedagogia griô
- Termo de parceria assinado
- Roteiros e oficinas publicados e comentados no portal
- Recibos assinados e primeira parcela paga
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II Etapa
Setembro a novembro de 2012
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- Autorizações assinadas
- Realização de Oficina de registros audiovisuais
- Realização de Vivência da Pedagogia Griô
- Registro Audiovisual dos Jovens
- Registros do Produtor Audiovisual
- Registros e oficinas publicados e comentados no portal
- Recibos assinados e segunda parcela paga
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III Etapa
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- Pré Edição do Vídeo
- Participação em oficina de edição
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- Vídeos publicados e comentados no portal
- Lançamento dos vídeos realizados na escola parceira
- Lançamento dos vídeos publicados no portal
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