Ginga e Malícia

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EscolaEscola Municipal Malê Debalê

GriôNilson Francisco Santos – Mestre Coroa

Griô Aprendiz: Edméia Pereira Nascimento

Educador: Luciana Santos Oliveira

Produtor Audiovisual: Daniel Marques (Cabrito)

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1) Visão Original (conteúdo)

Descreva sua visão original sobre os diálogos possíveis entre a tradição oral do griô ou mestre bolsista, a didática do educador da escola parceira e as aprendizagens dos estudantes, durante o horário curricular (máximo de 10 linhas).

A proposta didática propõe o Dialogo que e mediado através de um conhecimento que construído no coletivo, sendo reconstruído sempre que necessário, valorizando os saberes e experiências individuais de cada um. (educando, educador, mestre e griô aprendiz), possibilita o encontro da educação formal com os saberes dos mestres e griôs para o encontro dos mais velhos com os mais novos, através da união da tradição oral com o currículo formal. A escola é um importante diagnóstico da comunidade a qual está inserida. Alfabetizar para a diversidade social, reafirmando o compromisso da Escola com a educação que trata as relações étnico-raciais sobre uma didática que instigue e promova o desenvolvimento integral da criança enquanto agente transformador do seu próprio mundo, que descubra as suas potencialidades, reconheça a sua identidade, conheça a sua ancestralidade, e respeite as diferenças.

2) Proposta de produção audiovisual (forma do vídeo)

Descreva a idéia audiovisual a partir dos seguintes itens.

A iniciativa Caminhos da Escola Vivencia e saberes para a inclusão das relações étnico-raciais propõe a roda das idades e dos saberes na Escola Municipal Malê DeBalê através das caminhadas dos griôs promovendo o dialogo entre a Comunidade de Itapuã. Lagoa do Abaeté e colônia de Pescadores. Quem vai ser filmado: educandos da E.M.M. DB Mestres e Gros de Tradição Oral, educadores.

Eleição de objetos

O que vai ser filmado: Instrumentos musicais percussivos, tocados pelos educandos e mestres.

As cantigas (cirandas, ladainhas musicas malês,) trabalhadas em sala de aula na proposta da pedagogia griô.

Contação de histórias com os mestres e griôs, educador formal e griô aprendiz

Performance dançada cultura afro e indígena brasileira e africana.

Brincadeiras de terreiro e brincadeiras musicadas.

Produção dos educandos e educador. Livros, desenhos, pinturas, e personagens.

3) Estratégia(s) de Abordagem

A filmagem será realizada no ambiente escolar e também no ambiente externo- Comunidade com as possíveis interferências. Som da percussão, Ladainhas da capoeira, som do berimbau, ruídos produzidos nas contações de histórias para identificar ações e personagens.  Entrevista com o mestre sem áudios das perguntas mais áudios das respostas do mestre.

4) Sugestão de Estrutura

Síntese textual do que está no passo a passo da lista das Estratégias de Abordagem acima descritas.

Não se trata necessariamente de um roteiro no sentido estrito de uma narrativa ficcional clássica. A

Apresentação pode ser feita livremente a partir de texto corrido ou blocado. (máximo 10 linhas)

Ritual de chegada na escola:

1º Caminhada dos mestres griôs chagando na escola, musicas danças

2º receptivo dos educando – Musicas e danças para os mestres.

3º encontro das idades e dos saberes – roda griô de brincadeiras musicadas e dançadas.

5º roda de contação de histórias.

6º Entrevistas (com o mestre)

Depoimentos (fala dos educandos, Fala do educador, Fala do griô aprendiz.

7º ritual da despedida. musicas, brincadeiras de cordel.

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I etapa

Julho e agosto de 2012

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  • Cadastro dos participantes
  • Propostas audiovisuais
  • Conferência de equipamentos audiovisuais

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Agosto de 2012

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  • Participação em oficina de roteiro
  • Participação em vivência da pedagogia griô
  • Termo de parceria assinado
  • Roteiros e oficinas publicados e comentados no portal
  • Recibos assinados e primeira parcela paga

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II Etapa

Setembro a novembro de 2012

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  • Autorizações assinadas
  • Realização de Oficina de registros audiovisuais
  • Realização de Vivência da Pedagogia Griô
  • Registro Audiovisual dos Jovens
  • Registros do Produtor Audiovisual
  • Registros e oficinas publicados e comentados no portal
  • Recibos assinados e segunda parcela paga

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III Etapa

Em Lençóis – Novembro a Dezembro de 2012

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  • Pré Edição do Vídeo
  • Participação em oficina de edição
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  • Vídeos publicados e comentados no portal
  • Lançamento dos vídeos realizados na escola parceira
  • Lançamento dos vídeos publicados no portal

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