Mamulengos da Bahia

[styled_image image=”http://www.acaogrio.org.br/wp-content/uploads/2012/08/Mamulengos-Logo.png” w=”240″ h=”160″ align=”left” link=”” lightbox=”yes” alt=”Mamulengos da Bahia” rel=””]

EscolaColégio Estadual João Batista Caribé

GriôAdriana do Rosário Santos

Griô Aprendiz: Remídio Costa Soares

Educador: Rosangela Costa Soares

Produtor Audiovisual: Remídio Costa Soares

[clear]

Alegria, diversão, graça e muitas cores. Essas são características marcantes dos bonecos produzidos pela Associação Mamulengos da Bahia. Transmitem emoção a cada apresentação, fazem os olhos da criançada brilhar, e nesse brilho vemos a importância de perpetuar essa tradição que tem mais de um século.

 

1) Tema

Elias Bomfim e as Flores do Mamulengo da Bahia

2. Visão Original

Elias Bomfim dos Santos, artista popular, traduz sua vivência na cultura popular e desenvolve recursos e mecanismos através do boneco, possibilitando a formação de novos bonequeiros e grupos de teatros de bonecos em comunidades carentes e no ambiente escolar de Salvador, bem como em outras localidades, utilizando a cultura popular do boneco de Mamulengo como ferramenta de transformação social.

Pretendemos perceber como o Mestre Elias Bomfim dos Santos, expoente do teatro de bonecos na Bahia, contribui para formação de novos bonequeiros, e grupos de teatro de bonecos ao longo de 35 anos de trabalho.

3) Proposta de produção AudioVisual

3.1 Eleição de Objetos

  • Documentar a história de Elias Bonfim dos Santos considerando a amplitude das ações propostas pelo seu trabalho na área de educação.
  • Revelar para o grande público um trabalho solidário que traz inúmeros benefícios a sociedade de forma geral através do despertar de jovens que desenvolvem trabalhos sociais para a utilização de aspectos culturais visando valorização e re-significação da cultura nordestina e local como instrumento de integração e desenvolvimento.
  • Entender de que forma se desenvolve o senso de solidariedade e cooperação entre os jovens para a viabilização de projetos de vida através do ingresso e da criação de instrumentos que utilize uma linguagem suave e sutil na abordagem de temas relacionados ao seu desenvolvimento.
  • Saber se esse movimento estimula o desenvolvimento da capacidade criativa e do desenvolvimento de linguagem artística e lúdica para um aprendizado prazeroso e envolvente que estimule a permanecia e retorno à escola, incentivo a leitura e a ampliação do horizonte educacional das crianças, adolescentes e jovens.
    • Elucidar se de fato acontece um despertar do potencial econômico existente na cultura tendo em vista que a Bahia e o nordeste possuem influencias cultural e faz delas um dos pilares centrais do seu desenvolvimento, assim o desenvolvimento da capacidade artística pede significar um à possibilidade de um potencial impacto na renda futura.

4) Estratégia de abordagem

Trilha: Flor do Mamulengo em pífano ou flauta.

SEQ 1

Ritual de confecção do boneco //câmara fecha na mão de Elias que está construindo o boneco Natan. Elementos cênicos na mesa: linha, agulha, tesoura, tecido e cabaça. 7” som ao fundo

SEQ 2

Ritual de montagem do palco de teatro de bonecos (Elias e Natan) a cena inicia montando o palco na escola, mas o ambiente no primeiro momento não aparece. 7” som ao fundo

SEQ 3

Ritual de confecção do boneco //câmara fecha na mão de Natan que está construindo o boneco Elias. Elementos cênicos na mesa: linha, agulha, tesoura, tecido e cabaça. 7” som ao fundo

SEQ 4

Espetáculo de teatro de bonecos Elias manipula o boneco de Natan e Natan manipula o boneco Elias. Abertura: apresentação dos personagens Elias se apresenta como Natan// e Natan se apresenta com Elias de forma cômica. 40”.

TEXTO

ELIAS: Se apresenta (linguagem – quadrinhas rimadas)

NATAN: Se apresenta (Linguagem – quadrinhas rimadas)

RESPOSTA DO PÚBLICO

Risadas ao fundo

SEQ 5

Elias e Natan saem do fundo do palco e a cena se abre na platéia (meninos da Escola João Caribé) aplausos foco nas crianças e fecha a cena em Elias com a mensagem final. 29” sobe som…

[blog category=”52″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]
[blog category=”53″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]
[blog category=”54″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]
[blog category=”55″ posts_per_page=”4″ post_content=”full” paging=”true” author_link=”true” show_date=”true” show_category_list=”true” image_width=”180″ image_height=”150″ excerpt_length=”20″]

I etapa

Julho e agosto de 2012

[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]

  • Cadastro dos participantes
  • Propostas audiovisuais
  • Conferência de equipamentos audiovisuais

[/bullet_list]

Agosto de 2012

[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]

  • Participação em oficina de roteiro
  • Participação em vivência da pedagogia griô
  • Termo de parceria assinado
  • Roteiros e oficinas publicados e comentados no portal
  • Recibos assinados e primeira parcela paga

[/bullet_list]

II Etapa

Setembro a Novembro de 2012
[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]
  • Realização de Oficina de registros audiovisuais
  • Realização de Vivência da Pedagogia Griô
  • Registros do Produtor Audiovisuais
  • Registro Audiovisual dos Jovens
  • Registros e oficinas publicados e comentados no portal
  • Autorizações assinadas
  • Recibos assinados e segunda parcela paga
[/bullet_list]

III Etapa

Em Lençóis – Novembro a Dezembro de 2012

[bullet_list icon=”check” indent=”10px” style=””]

  • Pré Edição do Vídeo
  • Participação em oficina de edição
[/bullet_list]

[bullet_list icon=”close” indent=”10px” style=””]

  • Vídeos publicados e comentados no portal
  • Lançamento dos vídeos realizados na escola parceira
  • Lançamento dos vídeos publicados no portal

[/bullet_list]

[clear]

[hr]