[styled_image image=”http://www.acaogrio.org.br/wp-content/uploads/2012/08/Mamulengos-Logo.png” w=”240″ h=”160″ align=”left” link=”” lightbox=”yes” alt=”Mamulengos da Bahia” rel=””]
Escola: Colégio Estadual João Batista Caribé
Griô: Adriana do Rosário Santos
Griô Aprendiz: Remídio Costa Soares
Educador: Rosangela Costa Soares
Produtor Audiovisual: Remídio Costa Soares
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Alegria, diversão, graça e muitas cores. Essas são características marcantes dos bonecos produzidos pela Associação Mamulengos da Bahia. Transmitem emoção a cada apresentação, fazem os olhos da criançada brilhar, e nesse brilho vemos a importância de perpetuar essa tradição que tem mais de um século.
1) Tema
Elias Bomfim e as Flores do Mamulengo da Bahia
2. Visão Original
Elias Bomfim dos Santos, artista popular, traduz sua vivência na cultura popular e desenvolve recursos e mecanismos através do boneco, possibilitando a formação de novos bonequeiros e grupos de teatros de bonecos em comunidades carentes e no ambiente escolar de Salvador, bem como em outras localidades, utilizando a cultura popular do boneco de Mamulengo como ferramenta de transformação social.
Pretendemos perceber como o Mestre Elias Bomfim dos Santos, expoente do teatro de bonecos na Bahia, contribui para formação de novos bonequeiros, e grupos de teatro de bonecos ao longo de 35 anos de trabalho.
3) Proposta de produção AudioVisual
3.1 Eleição de Objetos
- Documentar a história de Elias Bonfim dos Santos considerando a amplitude das ações propostas pelo seu trabalho na área de educação.
- Revelar para o grande público um trabalho solidário que traz inúmeros benefícios a sociedade de forma geral através do despertar de jovens que desenvolvem trabalhos sociais para a utilização de aspectos culturais visando valorização e re-significação da cultura nordestina e local como instrumento de integração e desenvolvimento.
- Entender de que forma se desenvolve o senso de solidariedade e cooperação entre os jovens para a viabilização de projetos de vida através do ingresso e da criação de instrumentos que utilize uma linguagem suave e sutil na abordagem de temas relacionados ao seu desenvolvimento.
- Saber se esse movimento estimula o desenvolvimento da capacidade criativa e do desenvolvimento de linguagem artística e lúdica para um aprendizado prazeroso e envolvente que estimule a permanecia e retorno à escola, incentivo a leitura e a ampliação do horizonte educacional das crianças, adolescentes e jovens.
- Elucidar se de fato acontece um despertar do potencial econômico existente na cultura tendo em vista que a Bahia e o nordeste possuem influencias cultural e faz delas um dos pilares centrais do seu desenvolvimento, assim o desenvolvimento da capacidade artística pede significar um à possibilidade de um potencial impacto na renda futura.
4) Estratégia de abordagem
Trilha: Flor do Mamulengo em pífano ou flauta.
SEQ 1
Ritual de confecção do boneco //câmara fecha na mão de Elias que está construindo o boneco Natan. Elementos cênicos na mesa: linha, agulha, tesoura, tecido e cabaça. 7” som ao fundo
SEQ 2
Ritual de montagem do palco de teatro de bonecos (Elias e Natan) a cena inicia montando o palco na escola, mas o ambiente no primeiro momento não aparece. 7” som ao fundo
SEQ 3
Ritual de confecção do boneco //câmara fecha na mão de Natan que está construindo o boneco Elias. Elementos cênicos na mesa: linha, agulha, tesoura, tecido e cabaça. 7” som ao fundo
SEQ 4
Espetáculo de teatro de bonecos Elias manipula o boneco de Natan e Natan manipula o boneco Elias. Abertura: apresentação dos personagens Elias se apresenta como Natan// e Natan se apresenta com Elias de forma cômica. 40”.
TEXTO
ELIAS: Se apresenta (linguagem – quadrinhas rimadas)
NATAN: Se apresenta (Linguagem – quadrinhas rimadas)
RESPOSTA DO PÚBLICO
Risadas ao fundo
SEQ 5
Elias e Natan saem do fundo do palco e a cena se abre na platéia (meninos da Escola João Caribé) aplausos foco nas crianças e fecha a cena em Elias com a mensagem final. 29” sobe som…
I etapa
Julho e agosto de 2012
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- Cadastro dos participantes
- Propostas audiovisuais
- Conferência de equipamentos audiovisuais
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Agosto de 2012
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- Participação em oficina de roteiro
- Participação em vivência da pedagogia griô
- Termo de parceria assinado
- Roteiros e oficinas publicados e comentados no portal
- Recibos assinados e primeira parcela paga
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II Etapa
- Realização de Oficina de registros audiovisuais
- Realização de Vivência da Pedagogia Griô
- Registros do Produtor Audiovisuais
- Registro Audiovisual dos Jovens
- Registros e oficinas publicados e comentados no portal
- Autorizações assinadas
- Recibos assinados e segunda parcela paga
III Etapa
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- Pré Edição do Vídeo
- Participação em oficina de edição
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- Vídeos publicados e comentados no portal
- Lançamento dos vídeos realizados na escola parceira
- Lançamento dos vídeos publicados no portal
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