GARIMPANDO SONHOS / Flávia Pacheco e Gláucia Soares

 

SEQ. 1 – QUARTO DE CAROL – INT / DIA

Detalhe de um joguinho de celular. As mãos ágeis de uma jovem brincam com o aparelho.

Em off ouve-se a voz da mãe da jovem que diz:

MÃE DE CAROL (OFF)

“ Carol, tá na hora de ir pra escola menina!”.

 

Carol continua a jogar sem dar muita atenção.  A mãe chama de novo:

 

MÃE DE CAROL (OFF)

“Anda menina!”

Carol se levanta aborrecida, põe a mochila no ombro e sai ainda manuseando no celular.

 

SEQ. 2 – RUA DO CAPIM – EXT / DIA

Tela preta, som de uma viola sendo afinada. Aos poucos vai surgindo o som do burburinho de um grupo de jovens que se aproxima.

Plano médio de Seu Benedito sentado afinando o violão.

Carol e grupo de alunos fardados descendo a Rua do Capim conversando, rindo, brincando. (Câmera na mão out em plano médio acompanhando o grupo).

Seu Benedito sentado afinando o violão, o grupo passa sem dar atenção. (Câmera frontal em plano conjunto de Seu Benedito sentado afinando o violão. Grupo de alunos passa por ele sem dar atenção, estão entretidos nas conversas, risos, brincadeiras e músicas nos celulares. (Grupo passa da esquerda para a direita e sai de quadro. Seu Benedito fica sozinho afinando o violão).

 

 

SEQ. 3 –  SALA DE AULA – INT / DIA

Professora Flavia escrevendo no quadro branco. Termina de escrever a frase: “Quem são os nossos griôs?”

Detalhe da mão da professora deixando a caneta sobre a mesa e pegando o pandeiro. Plano conjunto da sala. Os alunos estão dispostos em roda e a professora Flavia que é também Griô aprendiz já está vestida de Nêga do Zofir.

A Griô Aprendiz inicia a brincadeira falando sobre Seu Dito.

“ Vocês já ouviram falar sobre o Seu Benedito Ferreira dos Santos? É o Seu Benedito Cego, conhecido como Seu Dito do Pirulito. Ele nasceu praticamente cego e desde a infância ele convive com a cegueira. Ele era o melhor goleiro do time de futebol e aprendeu a tocar instrumentos de corda sozinho. Foi com ele que eu aprendi essa cantiga:

“Eu vi o sol, vi a lua clarear, …”

Nêga do Zofir puxa Carol para o centro. A jovem começa a dançar timidamente até que começa a girar. (Câmera gira contra o movimento de Carol e junto com ela.). Continua girando, girando. Em algum momento surge uma flor no cabelo de Carol.

 

SEQ. 3A– LARGO DO ROSÁRIO – EXT / DIA

Carol continua girando só que agora ela está sozinha, girando com a flor na cabeça numa praça imensa e vazia. A música continua e começa a se fundir com o som de Seu Benedito tocando na próxima sequência.

 

SEQ. 4 – RUA DO CAPIM – EXT / DIA

Seu Dito tocando no violão a mesma música que a Nêga do Zofir cantava na sequencia anterior, dois jovens pedem a bênção, os outros já estão envolta dele acompanhando a música. Batem palma, cantam. Carol tira o celular da mochila, liga a câmera do aparelho e começa a filmar seu Dito tocando. A imagem final será a imagem de Seu Dito tocando e cantando filmada através da câmera do celular de Carol.

 

FIM.