Trilha Griô do Remanso

Trilhas Griô

As trilhas são coerentes com os princípios da Pedagogia Griô, do Grãos de Luz e Griô, que inaugura, no Brasil, a palavra e o conceito griô, valorizando os saberes tradicionais das comunidades e criando o lugar do griô aprendiz, que facilita o encanto, a participação e a celebração da vida e do conhecimento entre escola e comunidade, através da vivência de trilhas, caminhadas, cortejos, vivências, espaços de criação coletiva, ofícios artesanais, aulas espetáculo, círculos de cultura, encontros temáticos, rodas das idades, rodas de prosa, danças do trabalho, danças de celebração, bênçãos, contação de histórias de vida, mitos e causos… Acesse o site das Trilhas Griô

A Pedagogia Griô, criada por Líllian Pacheco, tem como referenciais teóricos e metodológicos a educação biocêntrica, de Ruth Cavalcante; a educação dialógica, de Paulo Freire; a educação para as relações étnico-raciais positivas, de Vanda Machado; a arte educação comunitária, de Carlos Petrovich; a educação que marca o corpo, de Fátima Freire; e a psicologia comunitária de Cezar Wagner e é inspirada na pedagogia de todas as expressões culturais de tradição oral, principalmente de raízes afro-indígenas.

As trilhas também são coerentes com os princípios do Turismo de Base Comunitária que definem a principal atração turística é o modo de vida da comunidade, ou seja, sua forma de organização, seus projetos sociais, suas formas de mobilização comunitária, tradição cultural e atividades econômicas; o turismo deve ser instrumento para o fortalecimento da comunidade e associações; a comunidade deve gerir os empreendimentos turísticos; o turismo deve ser uma atividade complementar a outras atividades econômicas já praticadas; a distribuição dos recursos devem ser feitas entre todos de modo justo e transparente para os comunitários e visitantes;  as atividades são criadas para proporcionar intercâmbio cultural e aprendizagem ao visitante.

Ao integrar pedagogia griô nas trilhas griôs, as atividades das trilhas passam a fazer parte do cotidiano da comunidade com uma didática em que o visitante vivencia, reconhece o valor dos griôs e mestres da cultura oral e resinificar sua própria identidade e ancestralidade, bem como seu estilo de vida e possibilidade de transformação do mundo.

Sobre os Roteiros

Elaboramos passeios que têm como objetivo criar uma opção sustentável de turismo que aprende com a cultura do povo local, integrando comunidade e turista numa partilha vivencial e de reconhecimento dos sábios Griôs.

Esses roteiros, chamados de Trilhas Griô, acontecem graças a parcerias com as associações de moradores que se beneficiam com a renda gerada pelos visitantes.

Rodas de conversa com os Griôs se misturam com caminhadas na mata, visitas às casas, banhos de cachoeira, canoagem e aprendizagem com as parteiras, garimpeiros e sanfoneiros. Tudo isso acompanhado de muito samba de roda, forró pé-de-serra e belezas naturais da Chapada Diamantina.

Esse projeto conta com a parceria dos Griôs e mestres de 11 comunidades da Chapada Diamantina Trabalha para a criação de um turismo comunitário que visa beneficiar prioritariamente a comunidade investindo em roteiros educativos e culturais, pousadas e restaurantes familiares e pequenos negócios. Atualmente as Trilhas Griôs comercializam seus produtos com Site, Facebook e loja no mercado cultural de Lençóis.

São quatro opções de roteiros, cada um com um foco específico de vivência e aprendizado na comunidade. Veja abaixo uma breve descrição de cada um deles, se preferir entre em contato para montarmos um roteiro personalizado.