Aula Espetáculo

“A aula espetáculo é uma prática de produção partilhada do conhecimento da Pedagogia Griô. O grupo de jovens estuda um tema gerador de cidadania e identidade assistindo espetáculos, ouvindo histórias e mitos, lendo notícias, participando de rodas de conversas e palestras, pesquisando e estudando textos com diversas posturas e opiniões. Depois escreve redações buscando desenvolver uma perspectiva pessoal do tema. E assim começa a produção coletiva em oficinas de teatro, cinema ou música, de pequenas produções artísticas que expressam sua visão sobre o tema. A partir destas produções compartilhadas, o grupo desenvolve junto com o(a) educador(a) um roteiro de aula espetáculo para ser apresentado na comunidade. As aulas espetáculos têm o formato de integração de linguagens artísticas com a contação de histórias e um discurso ou manifesto político sobre um tema gerador.” Líllian Pacheco, apostilas de curso de formação na Pedagogia Griô
São diversas as aulas espetáculos produzidas pelos jovens desde 2003, que se apresentaram em todos os festivais regional de música de Lençóis, em diversos centros culturais, escolas e universidades da Chapada Diamantina, em dois festivais na Espanha, em festival nacional em Brasilia.

Banda Griô canta a história da Black Music

Contrate uma aula espetáculo “Banda Griô canta a história da Black Music”, nessa aula espetaculo  as raízes da música negra norte-americana são expostas ao público que aprende sobre a dinâmica de transformações no decorrer dos anos, percebendo como a música tradicional tornou-se espelho das transformações sociais e os direitos humanos tornaram-se lema que refletiram-se nos movimentos sociais e culturais de outros países, como a Jamaica, Nigéria, África do Sul, Camarões e, obviamente, o Brasil, entre em contato e contrate uma aula-espetaculo para sua escola, empresa, universidade, comunidade ou grupo cultural.

Queremos Enegrecer os Currículos

A aula espetáculo Queremos Enegrecer os Currículos é resultado da prática da pedagogia griô em escolas de Lençóis com jovens do Grãos de Luz e Griô. A aula é apresentada pela Banda Griô e grupos culturais parceiros que reivindicam por meio da música, da dança, do teatro e da contação de histórias a equidade racial e a implementação da lei 10.639 nas escolas, que obriga o estudo da história da África e a história e a cultura dos afro-brasileiros nos currículos escolares. Com a direção da educadora e escritora Líllian Pacheco, a participação especial de Márcio Griô e Juliana Ribeiro e a coreografia de Toni Silva. Em tempos de revisão dos parâmetros curriculares nacionais, a aula espetáculo é uma contribuição que conta como se junta ciência com energia da juventude, afetividade, arte, identidade e ancestralidade negra.

A História do Reggae

Em 2014, no Festival de Lençóis, a Família Grãos de Luz e Griô apresentou a aula-espetáculo “A HISTÓRIA DO REGGAE”, convidando o ex guitarrista da banda Ponto de Equilíbrio, André Sampaio, que apresentou também músicas do seu novo trabalho solo.

Respeita os Oito Baixos do Teu Pai

Em 2013 a Banda Griô montou a aula-espetáculo Respeita os Oito Baixos do Teu Pai, reunindo música, dança e contação de história; A história começa no mundo oriental, passa pela Europa e chega nas Américas e no Brasil em sua diversidade musical. Ritmos de músicas e danças alemãs, francesas, a tarantela italiana, o tango argentino, a milonga gaúcha e os ritmos nordestinos, são executados com a harmonia da banda e do grupo de dança e teatro de jovens do Grãos de Luz e Griô.

O espetáculo caminha nessa trajetória multicontinental remontando a formação da música brasileira conduzida pela sanfona, destacando a magistral colaboração de Luiz Gonzaga para a firmação do instrumento em perspectiva nacional, até se encontrar com a sanfona de Oito Baixos do Mestre Aurino, velho sanfoneiro que aprendeu a tocar de ouvido numa comunidade quilombola do município de Lençóis.

Este vídeo foi feito em 2014, na cidade de Salvador, num encontro de redes de associações baianas, contando com a presença do Governador Jaques Wagner.

Contrate nossas Aulas Espetáculos

14 + 6 =