Formação de Jovens

Jovens Grãos (9)

 

 

“No Grãos aprendi muitas coisas inclusive sobre valores, pessoais e morais, e estou em constante mudança e aprendizado, me conhecendo como eu sou, além de estar  estudando para entrar na faculdade com os cursinhos para o Enem e com todas as vivências afetivas e culturais. Não da para explicar em palavra, só que estou muito agradecido”. Felipe dos Santos Neto, 20 anos, comunidade quilombola do Remanso, Oficina de Música

 

O programa de jovens se utiliza da pedagogia griô como metodologia, desenvolve ações de educação afetiva com Biodança e expressão artística por meio do teatro, música e cinema. Disponibiliza bolsas de estudo para incentivar jovens negras e negros de periferia e da zona rural, a continuarem seu processo de escolarização e de luta por políticas públicas da juventude, e não ingressarem cedo no subemprego. Possui um currículo de preparação para Enem por meio de cineclube de ciências humanas, laboratório mão na massa de ciências da natureza, estudos de matemática e linguagens.

Nas artes o programa cresceu com o grupo de música formando a Banda Griô que já se apresentou em festivais nacionais, locais e internacionais e produziu diversos CDs com os griôs e mestres da comunidade; grupo de comunicação e artes gráficas que já produziu diversos livros, folders, banners, catálogos de produtos do Grãos de Luz e Griô; grupo de produção audiovisual que criou vídeos e coordena a TiVi Griô TV Comunitária que tem como proposta de produzir videos para estimular a reflexão sobre temas sócio-políticos, educacionais e culturais; grupo de teatro que apresenta espetáculos nas escolas e centros culturais da Chapada e atualmente brinca e circula com a Família Griô Mamulengo da Chapada.

O programa envolve também um grupo de gestão financeira que participa na gestão das conta dos projetos da associação; grupo de produção cultural que criou e produziu as trilhas griôs de Lençóis, além encontros de educação e tradição oral em Lençóis e no Brasil coordenados pela associação; ; grupo de informática que faz a manutenção de computadores, programas e páginas na rede da associação; e contou por um tempo com grupo de formação em inglês que conquistou vagas no mercado de trabalho em agências turísticas e guias, e atende nas trilhas griôs. Todos estes serviços são prestados também às demais associações e grupos culturais locais parceiros.

Jovens Grãos (14)

 

“A minha relação com o audiovisual, despertou em mim a grande vontade de querer conhecer mais desse universo. Acredito que me proporcionou grandes descobertas e me mostrou que o contato com o outro é algo mais além de filmagens e fotografias, requer união do grupo e o trabalho em conjunto para que as coisas aconteçam com sucesso. Eu sou grato por todos os ensinamentos dos oficineiros e por todo o amor que foi compartilhado na equipe”. André Fonseca 19 anos, Oficina de Audivisual