TiVi Griô

“A TiVi A aula espetáculo é uma prática de produção partilhada do conhecimento da Pedagogia Griô. O nome nasceu de uma brincadeira com a língua estrangeira e o sotaque nordestino, e ao mesmo tempo chamar a comunidade para se ver desde uma perspectiva de si consigo mesmo, com o outro e com a comunidade, valorizando sua identidade e ancestralidade;

Griô, palavra que surgiu na África Ocidental, identificando um grupo de contadores de história e comunicadores sociais que caminham de aldeia em aldeia, aprendendo e ensinando a cultura daquele povo em rodas de memórias, histórias, diálogos e sabedorias.

A TiVi Griô tem o objetivo de ser itinerante e caminhante como os griôs, de abrir portas e colocar todos na roda da sabedoria, de promover encontros e tecer redes comunitárias e democráticas de participação, onde cada um se expressa a partir de sua identidade e ancestralidade local se vinculando à cultura da diversidade.” Líllian Pacheco, apostilas de curso de formação na Pedagogia Griô

Os produtos audiovisuais e didáticos da TiVi Griô apresenta os seguintes formatos:

1. Programa RODA DE CONVERSA: um programa de participação popular com um tema de interesse comunitário, que será apresentado para a comunidade em espaço público, gratuitamente, com um mediador e convidados que possam argumentar sobre o tema, contribuindo para a análise da questão apresentada ao público participante. No decorrer do programa serão apresentados vídeos, músicas (executadas por artistas convidados), apresentação de teatro e dança, todas resultantes de oficinas do Grãos nas respectivas áreas;

 2. Série BREVE HISTÓRIA: espaço de apresentação de curtas-metragens produzidos em comunidades, com parcerias com escolas locais e associações comunitárias. Os curtas contam a história da comunidade baseada na oralidade e em fontes históricas pesquisadas no local e oficiais. Alunos das escolas fazem encenações que entram no curta como inserções de filmes antigos, que revelam situações registradas nas histórias contadas pelos entrevistados.

3. Telejornal PAU DE ANUM: espaço jornalístico com o formato clássico de âncoras em estúdio, com matérias feitas por jovens jornalistas sobre a situação e a realidade local. As matérias possuirão um caráter investigativo e/ou documental, com entrevistas e dados obtidos de pesquisas.

O título, pau de anum, refere-se a um termo comum na cidade de Lençóis dado a um lugar onde pessoas se concentram para fazer “fofoca”, sendo o anum um pássaro típico da chapada que, ao pousar numa árvore, defeca o suficiente para sujá-lo com intensidade.

4. Série HERÓIS DA NOSSA TERRA: curtas metragens ficcionais ou documentais mostram as proezas e contam as histórias de pessoas que fazem história com a naturalidade de suas personalidades. Heróis que não estão nos livros, mas escrevem capítulos da história local integradas a história universal, contribuindo para enriquecer a comunidade com as suas lutas cotidianas de resistências e re-existências.

5. Programa GRIÔ MUSICAL: espaço para apresentação de músicos da região e suas propostas alternativas ao mercado musical, sugerindo um outro mercado que contribua à diversidade sonora da Chapada Diamantina. Espaço também de clips de aulas espetáculos de contação e cantação de histórias, a exemplo da ” História da Black Music”, ” A “História da Sanfona” da Banda Griô local, já apresentadas em Festivais para mais de 5.000 pessoas. Todos os programas, depois de contarem a história do músico ou grupo, ou instrumento, ou estilo musical apresentam o lugar de sua origem ou onde vivem, sua importância no universo da música, terminando com um videoclipe do mesmo.

6. Inter programas COMÉRCIO JUSTO: propostas alternativas ao mercado global, com produtos artesanais, educativos e ecológicos feitos na comunidade à base de resíduos sólidos e ou artesanato. O programa ensina, defende, mostra e divulga um produtor local, que possua atividades relacionadas à proteção do planeta e a economia solidária e comunitária. A matéria mostra o nome, lugar, autores e valores dos produtos.

7. Inter programas POR QUÊ QUE A GENTE É ASSIM? ou O QUE É O QUE É?: Programa infantil, onde crianças e um griô aprendiz sentam na roda para bater papo. As crianças perguntam sobre as coisas, o mundo, as pessoas, ela pergunta Por que ? o que é?. O griô explica desde uma perspectiva do conhecimento tradicional integrado ao conhecimento universal, ou simplesmente devolve a pergunta para que as crianças respondam desde sua magia e ciência, surge assim a animação para ilustrar as idéias.

8. Programa CINE DICA GRIÔ: apresentadora indica um produto audiovisual da rede de parceiros da Ação Griô e outros, com uma sinopse narrada sobre imagens do filme. O tema é apresentado com informações com base em dados oferecidos pelo filme ou de pesquisa paralela, afim de facilitar um entendimento sobre o assunto.

9. Inter programas GRIÔ NA ESCOLA, NA INTERNET E NA TV: Vídeos produzidos por associações parceiras da Ação Griô, em dimensões audiovisuais como ficções, animações, documentários e registros audiovisuais, mostrando o universo da Pedagogia Griô em várias regiões do Brasil, expressando o diálogo entre a escola e os griôs e mestres de tradição oral de cada comunidade, na recriação dos currículos de comunidades quilombolas, indígenas, negras, rurais, de periferia, MST e outras.

10 Série Cultura e Cidadania se faz no dia a dia: aqui são evidenciadas associações que promovem a cidadania no município de Lençóis, destacando suas atividades, personagens e suas propostas de trabalho junto à comunidade.