_MG_6343

 

 

“Estou achando bom participar das oficinas do Grãos, principalmente a oficina de música, inclusão digital e fotografia. Aprendo a mexer no computador câmeras e nos instrumentos. Eu gosto muito do Grãos e quando eu crescer quero ser um  griô e musico”. Pedro Rangel Amorim 9 anos, aluno da oficinas de música, Inclusão digital e fotografia

 

 

As oficinas Grãos de Luz realizam vivências e pesquisas compartilhadas do tema gerador do ano com as crianças, adolescentes e suas famílias através de projetos pedagógicos de cursos, oficinas e encontros de arte identidade, música, cinema, inclusão digital, leitura, contação de histórias, biodança e teatro com referências na pedagogia griô.

A primeira idéia, plantada como um grão, permanece viva até hoje: produção de uma sopa comunitária numa fogueira na rua, no quintal, na praça, com as famílias dos bairros periféricos da cidade. A sopa abre e fecha o ano letivo das oficinas. As meninas e meninos e jovens entram no Grãos por encanto e iniciativa própria, recebendo depois visita a sua família para criação do seu cadastro, sua carta e foto pessoal.

Nos projetos pedagógicos das oficinas, as crianças e adolescentes contam, pintam, costuram, desenham, cantam, dançam, reciclam e registram sua história de vida, de sua família, de sua comunidade, dos griôs, dos mestres e do Brasil. Participam de vivências e pesquisas sobre mitos, heróis e arquétipos, símbolos, cantigas, danças, artes, saberes e histórias de vida que integram a rede de palavras geradoras em torno do tema gerador anual.

As oficinas facilitam o desenvolvimento da criança e do adolescente nos níveis do aprender a ser, sentir e expressar, fazer e refletir, criando produtos artísticos e educativo-culturais que integram tradição oral e as ciências da vida e que fazem parte de uma exposição semestral do projeto, além de serem copiados como material didático dos educadores municipais.