No dia 11 de setembro, terça-feira, no período da tarde realizamos um Workshop no Núcleo Tukum da Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença para que os alunos aprendessem sobre o audiovisual (conceitos e significados), a utilização e o manuseio da máquina com intuito do registro audiovisual e sobre a preservação da tradição da comunidade por meio da produção audiovisual.

Em uma conversa com os alunos foi ensinado como se utilizar desde uma câmera de celular até uma filmadora para se registrar algo. Lá tinham alguns alunos com noções básicas de manuseio, porém a maioria ainda não tinha praticado ou não sabia manusear. Este primeiro passo serviu para se quebrar um gelo do equipamento com os alunos e para que eles pudessem se sentir a vontade. Então, após mostrar a funcionalidade dos botões e as funções que a câmera possui, foi proposto um exercício no qual três alunos iriam a frente, convidariam um colega, faria uma pergunta ao amigo sobre suas origens, a comunidade, seu cotidiano e filmaria a resposta.

Neste exercício o aluno mostraria que aprendeu e, através da prática, ja faria um registro audiovisual. Os três alunos foram a frente e fizeram o exercício. Abaixo vocês podem conferir o resultado deste exercício:

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=Zw8tzkHX57c&feature=plcp’]

Em seguida, discutimos com a presença do Cacique Ramon e da Educadora/Griô Aprendiz Nadia sobre importância da preservação da cultura e como utilizar esta ferramenta do audiovisual a fim de se registrar e preservar a cultura da comunidade. Neste momento a proposta foi treinar o olhar dos alunos sobre sua cultura e suas tradições.

Após esta discussão, convidamos a Mestre Griô Lúcia para que ela pudesse falar sobre o Massacre que ocorreu próximo ao Rio Cururupi e fazendo a contação de histórias para os alunos. Durante este momento, sugerimos que aos alunos que, durante esta vivência, eles pudessem fazer um registro audiovisual sobre este tema, de forma que eles pudessem ficar livres no olhar audiovisual. Uns filmaram a fala da Mestre, outros se direcionaram a pintura que também era feita na escola, enfim, cada um expôs seu olhar peculiar nesta tarefa.

Na página Vídeos podemos visualizar o resultado desse exercício com os alunos.

Veja opinião de alguns alunos sobre esta oficina:

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=rJmH4R05k2I&feature=plcp’]

Abaixo vocês podem visualizar algumas fotos dos momentos da oficina.

Participantes: