Escola Municipal Malê Debalê

Professora Luciana Oliveira

Griô aprendiz: Mel Nascimento

Turma  2º ano

Roteiro de aula

Tema: Texto Lacunado

Objetivo: Trabalhar a diversidade das modalidades textuais.

Objetivo específico: Ampliar o repertório vocabular e desenvolver a prática de leitura e escrita.

Metodologia: Com a ajuda de um boneco construído na escola, a professora irá começar a sua aula cantando a música “Abaeté é uma lagoa escura, arrodeada de areia branca…” com as palmas dos alunos para acompanhar.

O boneco irá contar para a turma a lenda do Abaeté. Como as lendas são histórias passadas de pais para filho, de geração para geração, irá representar a cultura da tradição oral que estamos estudando sobre o bairro de Itapuã.

Depois que a professora contar a lenda, ela irá pedir para um aluno contá-la, da forma que ele entendeu, com a ajuda do boneco, a história para a turma. Esta é a forma de avaliar a atenção e a oralidade.

Como o tema é Abaeté, escolhemos a música do Malê “Dunas de areia” que posteriormente irá compor a atividade pedagógica do texto lacunado, para verificar a apropriação de leitura e escrita do aluno e a atenção do mesmo para fragmentos de textos.

O texto será reproduzido em um formato que todos possam ler sem dificuldade e que para ser preenchido deve ser realizado um jogo.

Jogo: A letra da música será exposta em forma de cartaz onde a parte do refrão estará faltando. Para completar a letra os alunos deverão adivinhar pequenos enigmas que serão lidos pela professora. Os enigmas deverão ser lidos na ordem que compõe a música.  Um aluno por vez é escolhido para colocar a peça com as palavras que faltam até completar a letra.

A prática pedagógica acaba com os alunos cantando a música do male.

 

Enigmas

  • Sou feita todinha de areia branquinha. Ando de um lugar para o outro com a ajuda do vento. Quem sou eu? DUNAS
  • Hummmm, sem mim as dunas não poderiam existir. Quem será que sou eu? AREIA
  • Eu dou o nome a um lugar muito conhecidoem Itapuã. Quemsabe quem sou eu? ABAETÉ
  • Minhas águas são bem escuras. Há quem diga que em minhas águas more uma sereia. Quem adivinha o meu nome? LAGOA

 

Significado da palavra Abaeté – Homem forte, homem bravo, verdadeiro (TUPI)