Os filmes produzidos na segunda edição do “Prêmio Griô na escola, na internet e na TV” serão lançados entre os dias 30 de abril e 01 de maio desse ano numa grande ação de mobilização pela Lei Griô nas redes sociais que envolverão mais de 10.000 mil usuários visitantes ligados pela rede social do portal Grãos de Luz e Griô na internet.
Um grande twitaço e uma ação de compartilhamento dos vídeos através do facebook estão sendo planejados em parceria com o coletivo Fora do Eixo que está chegando a sede do Grãos de Luz e Griô em Lençóis na próxima semana. O Fora do Eixo facilitará uma formação com toda a equipe de jovens, educadores, oficineiros e coordenadores da associação. Os 09 filmes produzidos na segunda edição do “Prêmio Griô na escola, na internet e na TV” também serão exibidos na TVE (Salvador – BA) ainda no primeiro semestre de 2013.
Acompanhe a mobilização da Lei Griô através do nosso facebook e twitter no dia 30 de abril e 01 de maio o movimento de compartiilhamento dos vídeos, os endereços são:
https://twitter.com/GraosdeLuzeGrio
http://www.facebook.com/GraosdeLuzeGrio
Prêmio Griô na escola, na internet e na TV. Um olhar sobre o lugar do saber dos mestres de tradição oral nas escolas e nas comunidades.
Com o objetivo de promover a discussão da valorização dos saberes e fazeres de tradição oral de mestres e griôs nas escolas e comunidades, o Pontão de cultura Grãos de luz e Griô em parceria com o Instituto Votorantin em 2011 e a Fundação Telefônica em 2012 lançaram o “Prêmio Griô na escola, na internet e na TV.
Dezessete pontos de cultura localizados em diferentes regiões da Bahia do litoral ao sertão passando pela capital e pela chapada diamantina e outros estados do Brasil de diversas tradições culturais foram selecionados pelo Prêmio Griô na escola, na internet e na TV em 2011 e 2012.
Capoeira, reisado, cultura de terreiro, cultura quilombola, ervas medicinais, contação de histórias, violas e violeiros, cultura tupinambá, bonecos e bonequeiros, musica afro, candomblé, cultura kaigang, dança do urubu e artesanato em barro são algumas das diversas tradições culturais que serão mostradas nos vídeos premiados nas edições de 2011 e 2012 do Prêmio.
Em 2012 o Prêmio selecionou através de edital, 09 grupos culturais da capital e do interior da Bahia premiando com 6,5 mil para cada projeto. Com o recurso foram produzidos mais de 50 vídeos colaborativos com 180 jovens de 09 escolas públicas e 09 interprogramas de curta duração produzidos pelos griôs aprendizes e produtores culturais, para veiculação em plataformas digitais (sites, blog´s e redes sociais) e em canais de TV.
Ao todo o projeto envolveu cerca de 500 estudantes, educadores, produtores audiovisuais, griôs e mestres de tradição oral que criaram 180 vídeos dos estudantes das escolas e 17 interprogramas de 1 minuto e 30 segundos para exibição em sala de aula, internet e TV os vídeos apresentam diversos olhares sobre os possíveis diálogos entre a tradição oral e a educação formal.
Saiba mais sobre o Prêmio Griô na escola, na internet e na TV: http://www.acaogrio.org.br/premio-grio-na-escola-na-internet-e-na-tv/