Mais uma vez a Banda Griô encantou o palco do Festival de Lençóis, na edição 2013, abrindo a noite do dia 12, antes do esperado show de Vanessa da Mata.
Abriu a apresentação, a nova geração de artistas de Lençóis apoiados pelo Grãos, o grupo de dança contemporânea de rua New Era, e o reggae adolescente da banda Universo Tribal, depois veio a Banda Griô com a aula-espetáculo RESPEITA OS OITO BAIXOS DO SEU PAI, cantando, contando e dançando a história da sanfona desde sua concepção até seu aprimoramento, mostrando expressões na música brasileira e como atingiu grande importância para a musicalidade do nordeste brasileiro, principalmente no período junino, passando pelas sonoridades chinesas e árabes, apresentando as músicas tradicionais da Alemanha, França, Itália, Argentina, até adentrar na diversidade brasileira, desde o lundu, a milonga e o baião.
Como todos os anos no festival, a banda trouxe um convidado especial. Dessa vez foi o mestre sanfoneiro da região, o quilombola Mestre Aurino, que leva seus oito baixos como uma dos últimos representantes desse instrumento na Chapada Diamantina.
Com versos que contavam a história do desenvolvimento da sanfona, o jovem Griô aprendiz Ricardo Marques, aprendiz do Velho Griô, guiou o espetáculo com muita magia, despedindo de todos com o verso: respeitem os oito baixos do seu pai!!!!!