Tem algo a dizer sobre o mundo e para o mundo? Então fique ligado! O Canal Futura está em busca de parceiros com vontade de se expressar. Até o dia 15 de setembro, está aberto o segundo edital do Sala de Notícias para reportagens documentais, com duração de 13 minutos. Se você é um realizador independente e tem vontade de tirar aquela matéria do papel, aproveite essa chance! Os projetos escolhidos receberão o valor de R$ 8 mil. É uma ótima oportunidade para explorar temas contemporâneos, experimentar linguagens e mostrar um olhar diferente sobre questões de interesse público. Histórias, perfis pessoais, educação, saúde, cultura, memória, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo são temas bem-vindos.

O programa Sala de Notícias é hoje um espaço que permite a contextualização e o aprofundamento de pautas que estão ao nosso redor, valorizando as narrativas inovadoras, o contraponto de opiniões e a informação de qualidade. É um meio de expressão em rede, que, através da pluralidade de realizadores, leva o conhecimento para além das fronteiras. Para inscrever um documentário, o proponente deve fazer o download do Edital, seguir o Regulamento lá descrito e enviar o material para o Futura até a data limite (15 de setembro). A divulgação dos selecionados será feita através do site no dia 17 de outubro.

De acordo com o coordenador de jornalismo do Canal, José Brito, o formato atual do programa é uma das grandes conquistas do núcleo. “Mudamos radicalmente o formato para, sobretudo, poder produzir conteúdos inéditos, sem depender de imagens de arquivo. Além disso, a experiência de produção em rede, com realizadores independentes, garante a pluralidade do projeto. Isso é sensacional. Olhar para temas recorrentes e inovadores a partir de olhares diversificados e com narrativas novas”, explica Brito.

Mais informações e inscrições no site http://www.futura.org.br