Sinopse: As cenas acontecem no ambiente escolar e ambiente externo dia, tendo como foco central o dialogo entre a educação formal e o saber dos mestres de tradição oral, viabilizando a participação do Bloco Malê DeBalê no sentido de promover e divulgar a cultura afro-brasileira, e participação do ser aprendente, no movimento de resistência da identidade negra. Trilha sonora com a música Dunas de Areia.

Roteiro:

CENA 1. EXTERIOR DIA – Grua,  em plano aberto Caminhada do mestre e griô aprendiz dirigindo-se até a escola. Som dos tambores. – 7 segundos.

CENA 2.  INTERIOR DIA –  Chegada na escola Steadcam foco no mestre griô durante o ritual de chegada foco nas crianças e griô aprendiz para a formação da roda das idades. –  Foco no Mestre sentado na roda contado histórias   – 7 segundos:   tak 2 da cena 2 –grua foco do alto sobre a formação da roda das idades com os atores participantes.

CENA 3. EXTERIOR DIA – Caminhada  para a lagoa- Steadcam chegada na lagoa. 1º plano aberto depois, plano fechado-  foco nas crianças – mais um plano aberto no balé afro e um plano fechado. 20 segundos.

CENA 4.  Sala de aula Jogo pedagógico. Exterior dia. – sala de aula  intervenção das crianças e educador  utilizando o jogo de palavras da letra da música. Dunas de areia. Foco no Educando que responde ao jogo.  Tank 1. Câmera Travilin- in slides educador, tak 2. Travilin in criança 1. , tak 3. Travilin in criança 2, tak 4.Travilin in criança 3. , tak 5.Câmera – grua saindo de trás da educadora focando as crianças no alto.