Um momento importante para o movimento social da cultura começou ontem (20/10) no Rio de Janeiro na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Representantes da Rede Ação Griô, do movimento indígenas e movimento negro, da comissão Nacional de Griôs e Mestres, da UFRJ, da Nina Griô-SP, da Escola Viva Olho do Tempo-PB e do Grãos de Luz e Griô – BA estão realizando o Lançamento do Laboratório de Políticas Culturais – Universidade Griô.[clear]
Durante o dia as vivências da pedagogia griô, as músicas, os encontros dialógicos sobre a Lei Griô integraram a programação do evento.
Algumas presenças políticas foram fundamentais para renovar o compromisso do poder público com a causa. A Deputada Estadual Jandira Feghali e o Secretário de Cultura da Paraíba e músico Chico César estiveram na UFRJ para chancelar o lançamento do Laboratório de Políticas Culturais – Universidade Griô e reafirmar o compromisso e o diálogo da Rede Ação Griô.
A PósTv Radio Nacional Griô realizada hoje foi o ponto alto do primeiro dia da Ação, emocionou a todos que estavam presentes. Chico afirmou ” Eu nasci Griô e fui me desgriozando por causa da escola, meu ponto mais baixo de desgriôzação ou desgriôzamento foi na Universidade, a arte me salvou, a música me reconectou ao meu lado telúrico e o griô voltou a se expressar”, comentou o Secretário da Paraíba, Chico Cesar.
Já a deputada Jandira, lembrou que o Brasil não conhece o Brasil, e que ela fica emocionada cada vez que se encontra com a Rede Ação Griô, porque é um lugar de aprendizagem. O diálogo que a pedagogia griô facilita entre a tradição oral e a educação formal, torna a universidade grávida de sentidos. É uma inversão da extensão. Jandira afirmou sua parceria e compromisso com a lei griô como uma lei que tem uma base social e política na sociedade por meio da Rede Ação Griô, e se comprometeu com a identidade Griô do movimento .
Assista o programa na íntegra: http://bit.ly/WSd0pS
Flickr acompanhe a cobertura fotográfica http://www.flickr.com/photos/percursodacultura/sets/72157631812971861/
Curta a fanpage: http://www.facebook.com/GraosdeLuzeGrio
Saiba mais sobre a Lei Griô http://www.youtube.com/watch?v=tHgPC4Tqo6g
Veja a programação completa: http://labculturaviva.org/node/1138
Publicado originalmente em http://www.facebook.com/LeiGrio
Faço votos que a partir de então, um projeto como este da Universidade Griô/UFRJ, consiga, dentre suas demais propostas e objetivos, também conseguir oferecer formação adequada em Gestão Cultural e Produção Cultural, on line, grautita e à distância para todos os empreendedores culturais que dependem de recursos para menter suas atividades prioritariamente artístico culturais, ou seja, aqueles que tentam sobreviver da cultura e que são seus portadores e executores. Muita cultura no interior deste país está se perdendo, primiero, pela desinformação pelo fato dos empreendedores culturais sequer saberem que podem contar com incentivos financeiros através do MinC e demais órgãos a ele conveniados e, segundo, porque alguns até sabem que há esta possibilidade, no entanto, não fazem a menor idéia por onde começar a montar um projeto a ser submetido à apreciação e aprovação eficiente e eficaz, ou seja, que realmente consiga fazer com que os recursos financeiros realmente cheguem a quem os pleiteiam. Os Griôs e demais mestres de tradição oral, dos mais diversos seguimentos e manifestações culturais em sua maioria são pessoas simples e com enorme dificuldade em lidar com estas questões burocráticas, leis, editais e etc, e encontrar Gestores Culturais dispostos a abraçar suas causas não é tarefa fácil, de modo que, resta a eles mesmos aprenderem como serem seus próprios Gestores e Produtores, o que permitiria maior independência e também propiciaria salvar a cultura de que são natural e legitimamente portadores, principalmente aqueles isolados nos mais diversos interiores desse país. Como é o meu caso em particular. Se conhecer algum(a) Gestor(a) Cultural ou Produtor(a) Cultural que esteja disposto(a) a ajudar este Mestre Griô que ora vos escreve, não se façam de rogados em contactá-lo, porque ele e a cultura e manifestação cultural que ele representa e exerce pede SOCORRO. Abraço e Parabéns por mais este passo dado.