No dia 18 de outubro de 2012, foram realizadas as atividades pedagógicas para o projeto do edital Prêmio Griô na escola, na internet e na TV. Com o tema Capoeira Griô, as atividades começaram às 9h na escola Maria de Lurdes no município de Araci com os alunos do 4º ano do turno matutino, sob regência da professora Josiane Matos Conceição,  com o roteiro que mostrará como a Capoeira influência na vida do aluno “Cheiro”.

         No primeiro momento a equipe técnica, Jindiane Oliveira (Griô Aprendiz), Glarkson Gil (Produtor Audiovisual) e Luiz Santana (Presidente da Oficina de Artes de Araci) ministraram a oficina de “audiovisual”. Gil apresentou aos alunos o mundo da filmagem, como deve ser feito, falou sobre as câmeras, lentes, paisagens, planos dentre outras coisas voltada para produção audiovisual.

Após a parte teórica da metodologia de filmagem, passamos para parte técnica e logo em seguida os alunos já reproduziram pequenas filmagens com uma câmera semi-profissional, câmeras digitais de fotografia e celulares, os registros foram feitos durante a vivência Griô do mestre Neião (Mestre de Capoeira e Griô), juntamente com alguns alunos do Projeto Capoeira Cidadã Arte e Cultura, mantido pelo Ponto de Cultura da Oficina de Artes de Araci, logo a vivência contagiou a todos na escola e foi finalizada no pátio da mesma.

 (Alunos com o Mestre)

(Inicio dos manuseios com a câmera)

(segindo registros dos alunos)

(Vivência com o Mestre e alunos da Capoeira Cidadã)

                            Os participantes foram:

                     Comentáiros dos alunos:

 

Objetivo: A oficina de audiovisual alcançou sua meta de passar aos alunos noções básicas de filmagem e fotografia. Os fez descobrir um novo mundo, a partir das lentes. E que o celular pode ser um instrumento para conhecer esse novo mundo também.

A vivência griô, mas uma vez na escola logo contagiou a todos que queriam participar, com isso prova-se novamente que é sim possível esse dialogo entre o ensino formal e a tradição oral, como podemos observar durante toda vivência.