Intitulada “Oficina de Aproximação e Linguagem Audiovisual”, a oficina foi realizada, com 14 participantes, em quatro encontros, com a seguinte subdivisão e conteúdo:
Dia 17/09 – O Que é um Roteiro – Técnicas para contar uma boa história, e projeção de curtas metragens e avaliação de cada participante sobre o vídeo;
Dia 19/09 – Gêneros Cinematográficos e Etapas para a Realização de um filme, e projeção de curtas e identificação dos gêneros vistos;
Dia 21/09 – A Linguagem Cinematográfica e a Gramatica Audiovisual, e entrega dos registros captados pelos estudantes;
Dia 28/09 – Oficina de Pedagogia Griô e avaliação com todos os integrantes da Oficina e fechamento do primeiro ciclo.
A oficina se baseou em conceitos básicos sobre o que e como contar um relato audiovisual, desenvolvendo conteúdo de roteiros, gêneros cinematográficos e enquadramentos. Foram realizadas tarefas tais como contar uma história, dividida em começo, meio e fim e, a partir de uma fotografia, construir um relato com ela e logo roteirizar essa história.
Os registros audiovisuais dos jovens se basearam no tema natureza tentando focalizar o olhar dos jovens nas belezas e possibilidades que o Vale apresenta, podendo abarcar dentro do tema remédios caseiros, cura pelas plantas, o Horto Vale Flora e a figura de S. Santinho, Mestre Griô, curandeiro e protagonista do nosso vídeo.
[nggallery id=19]