Aula Espetáculo
Banda Griô canta a história da Black Music
Contrate uma aula espetáculo “Banda Griô canta a história da Black Music”, nessa aula espetaculo as raízes da música negra norte-americana são expostas ao público que aprende sobre a dinâmica de transformações no decorrer dos anos, percebendo como a música tradicional tornou-se espelho das transformações sociais e os direitos humanos tornaram-se lema que refletiram-se nos movimentos sociais e culturais de outros países, como a Jamaica, Nigéria, África do Sul, Camarões e, obviamente, o Brasil, entre em contato e contrate uma aula-espetaculo para sua escola, empresa, universidade, comunidade ou grupo cultural.
Queremos Enegrecer os Currículos
A aula espetáculo Queremos Enegrecer os Currículos é resultado da prática da pedagogia griô em escolas de Lençóis com jovens do Grãos de Luz e Griô. A aula é apresentada pela Banda Griô e grupos culturais parceiros que reivindicam por meio da música, da dança, do teatro e da contação de histórias a equidade racial e a implementação da lei 10.639 nas escolas, que obriga o estudo da história da África e a história e a cultura dos afro-brasileiros nos currículos escolares. Com a direção da educadora e escritora Líllian Pacheco, a participação especial de Márcio Griô e Juliana Ribeiro e a coreografia de Toni Silva. Em tempos de revisão dos parâmetros curriculares nacionais, a aula espetáculo é uma contribuição que conta como se junta ciência com energia da juventude, afetividade, arte, identidade e ancestralidade negra.
A História do Reggae
Em 2014, no Festival de Lençóis, a Família Grãos de Luz e Griô apresentou a aula-espetáculo “A HISTÓRIA DO REGGAE”, convidando o ex guitarrista da banda Ponto de Equilíbrio, André Sampaio, que apresentou também músicas do seu novo trabalho solo.
Respeita os Oito Baixos do Teu Pai
Em 2013 a Banda Griô montou a aula-espetáculo Respeita os Oito Baixos do Teu Pai, reunindo música, dança e contação de história; A história começa no mundo oriental, passa pela Europa e chega nas Américas e no Brasil em sua diversidade musical. Ritmos de músicas e danças alemãs, francesas, a tarantela italiana, o tango argentino, a milonga gaúcha e os ritmos nordestinos, são executados com a harmonia da banda e do grupo de dança e teatro de jovens do Grãos de Luz e Griô.
O espetáculo caminha nessa trajetória multicontinental remontando a formação da música brasileira conduzida pela sanfona, destacando a magistral colaboração de Luiz Gonzaga para a firmação do instrumento em perspectiva nacional, até se encontrar com a sanfona de Oito Baixos do Mestre Aurino, velho sanfoneiro que aprendeu a tocar de ouvido numa comunidade quilombola do município de Lençóis.
Este vídeo foi feito em 2014, na cidade de Salvador, num encontro de redes de associações baianas, contando com a presença do Governador Jaques Wagner.