USP promove curso na Pedagogia Griô e Produção Partilhada do Conhecimento 

Comunidades e mestres da tradição oral, pesquisadores e educadores estiveram juntos em dezembro para realizar o curso de Pedagogia Griô e Produção Partilhada do Conhecimento. O evento foi promovido pela USP – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Escola de Comunicações e Artes – em parceria com entidades que reconhecem a tradição das culturas orais como um patrimônio imaterial brasileiro: Universidade Griô, Universidade Livre Fora do Eixo, Centro de Estudos da Capoeira, Nina Griô e representantes de Pontos de Cultura do Ministério da Cultura.

Mestres griôs vindos de vários cantos do Brasil contaram histórias, falaram de rituais, traduziram expressões linguísticas e envolveram os participantes com vivências narrativas e corporais. Eles vieram representar as tradições do interior brasileiro, tanto o universo da cultura afrobrasileira, quanto as etnias Karajá, Xavante e Bororo.

A Pedagogia Griô foi idealizada por Lillían Pacheco e tem como proposta levar conhecimento e a memória da cultura oral brasileira às escolas, através de mestres reconhecidos pela comunidade onde vivem.

Saiba mais sobre a Pedagogia Griô em: http://www.acaogrio.org.br/pedagogia-grio/o-que-e/

Assista a matéria: [yframe url=’http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4_hmdlBKWP8′]

Publicado originalmente em: http://univesptv.cmais.com.br/noticias-univesp/noticias-univesp-usp-promove-curso-de-pedagogia-grio-e-producao-partilhada-do-conhecimento