No programa Aprovado deste sábado, dia 25 de maio, Jackson Costa entrevista a primeira mãe de santo do Brasil a fazer parte de uma academia de letras, Mãe Stella de Oxóssi. Para Mãe Stella esta notícia foi uma surpresa agradável. “É como se lá do universo viesse uma resposta em cima do trabalho que nós fazemos aqui”, afirma a yalorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá.

E lá da Chapada Diamantina, vem uma matéria especiais: mostra um projeto de arte e educação baseado na pedagogia Grió, uma pedagogia que une as tradições oral e escrita. É a estreia do quadro “Fazendo a diferença” com o professor Jorge Portugal que vai trazer até o telespectador experiências ligadas à educação e que vão além da sala de aula.

Você vai conhecer também a história da Vila Ventura, um lugar que teve grande destaque na região. Há cem anos, a vila tinha teatro, filarmônica e uma vida cultural intensa, hoje é praticamente um lugar fantasma. “No início do século XX, A Vila Ventura arrecadava mais de 50% dos impostos do município de Morro do Chapéu”, relembra Aloísio. Por essa vila também passa a estrada real que ligava a cidade de Jacobina a Rio de Contas e que foi construída no início do século XVIII.

Então é só se preparar para essa viagem pela história, pelas artes e pela cultura do nosso estado, no Aprovado deste sábado, às 8 h, pela TV Bahia.

Saiba mais : http://www.rbt.com.br