A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, garantiu na sexta feira (15 de abril) o apoio do MinC à criação da Lei Griô Nacional. A promessa ocorreu durante a abertura do Encontro da Ação Griô Nacional, realizado na sala Sidney Muller, da Funarte, no Rio de Janeiro.

“Temos apenas que estudar como o ministério poderá cooperar para a implementação da Lei e também das ações deste importante movimento cultural brasileiro”, afirmou. Durante o evento, ela recebeu um documento formal solicitando apoio ao projeto que cria uma política nacional que transmita os saberes e fazeres de tradição oral, para fortalecer a identidade e ancestralidade do povo brasileiro.

Também participaram da solenidade Marta Porto, que aguarda sua nomeação como Secretária da Identidade e da Diversidade Cultural, e a deputada federal Jandira Feghali, que assumiu em 6 de abril a presidência da Frente Parlamentar Mista da Cultura, no Congresso Nacional.?Segundo a deputada, caso a Ação Griô Nacional não consiga coletar 1 milhão de assinaturas para propor na Câmara dos Deputados o projeto que cria a Lei Griô Nacional, a Frente Parlamentar Mista da Cultura o fará.

Atualmente, a Ação Griô Nacional tem cerca 650 griôs e mestres bolsistas atuando em 130 Pontos de Cultura e Ong’s, bem como em 600 entidades de educação e cultura espalhadas por todo o País, onde são atendidos mais de 130 mil estudantes.

(Texto: Alexandre Retamal, Ascom/MinC) (Fotos: André Gomes de Melo)