Começa na quinta-feira (14), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, o Encontro da Nacional da Ação Griô.  O evento tem como objetivo fazer uma avaliação do movimento, de 2006 a 2010, e o planejamento para 2011.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participará do encontro na sexta-feira (15), às 16h, quando será feito o lançamento do Prêmio Griô na Escola e na TV. O edital visa o incentivo à expressão audiovisual de diálogos possíveis entre a tradição oral e a educação formal para o fortalecimento da identidade do povo brasileiro e o reconhecimento do lugar social, econômico e político dos griôs e mestres de tradição oral. O projeto é coordenado pelo Grãos de Luz e Griô e Rede Ação Griô Nacional e financiado pela Lei do Mecenato/Votorantim.

A Ação Griô Nacional nasceu em 2006 como projeto criado e proposto pelo Grãos de Luz e Griô, da Bahia, ao programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.

A iniciativa é uma rede com 130 projetos, envolvendo mais de 750 griôs e mestres bolsistas de tradição oral do Brasil, 600 escolas, universidades e outras entidades de educação e cultura. Hoje, a Ação Griô Nacional é coordenada pelo Grãos de Luz e Griô, o Ministério da Cultura e mais seis Pontões de Cultura regionais, sendo que na Bahia e na Paraíba tem a parceria das secretarias de cultura dos estados.

O Encontro Nacional de Planejamento 2011 da Ação Griô, que termina na próxima segunda-feira (18), será realizado numa parceria do Ministério da Cultura e da Comissão Nacional dos Griôs e Mestres de Tradição Oral.

12/04/2011 11:45 – Publicado originalmente no Portal Brasil