[clear]Realizado entre os dias 20 e 24 de setembro de 2012, a pauta do encontro dividiu-se entre dois temas macro: a pauta pedagógica e a política. A pauta pedagógica reuniu propostas para criação de uma estratégia de arrecadação de recursos para fundação da Universidade Griô, em parceria com a USP e a UFRJ, também foi criado um grupo de trabalho para propor um plano de curso de extensão e pós-graduação na Pedagogia Griô que será compartilhado com representantes da comissão nacional de griôs e mestres, com início previsto para 2013, o próximo passo será a realização de um encontro da Universidade Griô na UFRJ no Rio de Janeiro, ainda em outubro desse ano.[clear]

A pauta política foi o plano de mobilização para aprovação das leis Griô e Cultura Viva. Consideramos que neste novo contexto do MinC a tramitação destes dois Projetos de Lei podem ganhar um novo impulso, que deve ser seguido e construído em conjunto pelo Movimento Social das Culturas. Foi pré-aprovado o seguinte calendário de mobilização, acelerando um pouco mais a pressão do movimento:

No dia  22/10 será realizado twitaço  pela aprovação do PL Cultura Viva na Comissão de Orçamento e PL Griô na Comissão de Educação e Cultura. O dia vai coincidir com a data do evento de lançamento do Laboratório de Políticas Culturais na UFRJ, projeto que vai ser
realizado com recursos destinados pela deputada federal Jandira Feghali via emenda para o Pontão da ECO.

De 05 a 08/11 haverá uma mobilização nacional de mestres e griôs e pontos de cultura em Brasília. A Rede Ação Griô foi convidada a abrir o Seminário Nacional de Pro-Reitores de Extensão em BSB, o fórum vai emitir 30 passagens para griôs e mestres do Brasil participarem do evento.

Queremos aproveitar a oportunidade para construir, via mandato e frente parlamentar, as seguintes agendas no Congresso:

– Votação e aprovação do PL Cultura Viva e da Lei Griô respectivamente nas comissões de orçamento e finanças e educação e cultura da Câmara.

– Audiência para apresentação do plano Universidade Grio 2013, com participação do MinC, UFRJ, USP, FURG, Ação Griô Nacional e pontos de cultura do DF e do Brasil.

– Rodada de apresentação de projetos e captação de emendas parlamentares para sustentabilidade do Plano de trabalho da Universidade Griô em 2013.

Estavam presentes no Encontro de Planejamento da Rede Ação Griô, em Lençóis-BA, os coordenadores nacionais da Ação Grio, Marcio Griô, Lillian Pacheco, Marcelo das Historias, a diretora da ECO/UFRJ Ivana Bentes, O diretor do depto. de Antropologia Visual da USP, Sergio Bairon, A representante de Povos e Comunidades Tradicionais do CONJUVE, Ana Paula Jones, a diretora de patrocínio da Fundação Vale do Rio Doce, Andreia Gama, Ney Hugo griô aprendiz do Fora do Eixo e Alexandre Santini Griô aprendiz do ponto de cultura Nina Griô.

Colabroação: Alexandre Santini.