Foram 10 dias de intensas trocas, descobertas e novas experiências para um grupo jovem que veio de uma realidade absolutamente diferente. O maravilhamento esteve presente em todos os momentos. 25 estudantes com idades entre 18 e 22 anos, originados de diversos países da America do Norte puderam conhecer um pouco da riquíssima cultura dos povos tradicionais da região da Chapada Diamantina através das Trilhas Griô.

O grupo formado por estudantes de biologia, política, saúde publica, cultura e cidadania, dança, antropologia, relações internacionais, história e geografia e medicina hospedou-se nas pousadas familiares da comunidade quilombola do Remanso e da Iuna, participaram de oficinas e vivências na pedagogia Griô, ouviram histórias, e em pouco tempo se integraram a comunidade, o intercâmbio cultural entre os jovens estrangeiros e os povos das comunidades tradicionais da Bahia enriquece ambos os lados envolvidos.

Para a jovem produtora cultural Roseane Bernardo responsável pela produção das Trilhas Griô, que participa do Grãos de Luz e Griô desde 7 anos de idade, o projeto das Trilhas Griôs promove o fortalecimento da identidade e ancestralidade dos visitantes e das comunidades envolvidas.

“O orçamento é todo participativo, feito e discutido com a comunidade, todos da comunidade ganham diretamente ou indiretamente com o valor pago pelos visitantes, hora é prestando um serviço como restaurante, pousadas familiares, remador de barco ou pelo valor que fica como taxa de cada visitante para contribuir com a associação. Isso leva os moradores a terem perspectiva econômica seja na venda de artesanato, produtos como o mel, xarope medicinal, frutos e outros, além do intercâmbio em que as aprendizagens são imensas.” Disse Roseane.

As Trilhas Griô são roteiros turísticos de base comunitária que têm como objetivo criar uma opção sustentável de turismo na cidade de Lençóis- BA, um turismo que aprende com a cultura do povo local, integrando comunidade e turista.  Nos caminhos das Trilhas Griô rodas de conversa com mestres e griôs se misturam com banhos de rio e de cachoeira, passeios de canoa, caminhadas na mata, vivências com cantadores, tocadores, parteiras, garimpeiros e pais de santo. Em breve o projeto irá se expandir para outras comunidades tradicionais da Chapada Diamantina e do Brasil.

Saiba mais sobre as Trilhas Griô em: http://www.acaogrio.org.br/compre-nossos-produtos/trilhas-grio/