A equipe de educadores do Grãos facilitaram esta semana vivência de tradição oral, produção de desenhos e pinturas no muro da escola para 40 crianças da Escola Municipal Maria Isabel da Silveira. Os educadores abordaram temas sobre os saberes e fazeres e sobre os Mestre Griôs da cultura tradicional de transmissão oral de Lençóis: Samba de Roda, Capoeira, Marujada, Jaré, Parteiras, Contação de Histórias, Garimpo artesanal em meio ao patrimônio arquitetônico e natural da Chapada e de Lençóis: morros, bromélias, orquídeas, cachoeiras e rios, casarões, ruas, praças e mercado.

Na Vivencia de Tradição oral as crianças aprenderam a cantar, dançar e contar histórias dos griôs e mestres do Brasil, celebraram a vida com cantigas e sambas de roda, cirandas, toré indígena e lindas historias. A vivência segue a metodologia proposta pela pedagogia griô que visa o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro.

No final da vivência, as crianças aprenderam a desenhar com prazer a criar o fundo do desenho, suas texturas e formas. Os desenhos serão ampliados para pinturas no muro da escola da comunidade do Tomba.