A História do Reggae é contada no palco do festival por Márcio Griô, pelo grupo de teatro de jovens grãos, pela Banda Griô, pelos Mestres Griôs do Jarê Mussum e do Mamulengo Elias Bonfim e com André Sampaio do Ponto de Equilíbrio e Afromandinga. O jovem Ricardo da música e do teatro grãos conta sua vivência no palco e Ângela, avó das crianças do Grãos conta seu sentimento no público.

“O processo é um desafio mas legal porque a gente fica muito unido, o espetáculo foi um aprendizado, amei ser backing vocal, fiz vozes diferentes. A gente sabe que o berço da música é a África e a gente do Grãos traz isso primeiro, não podemos esquecer nossa ancestralidade, mas aprendi os nomes dos ritmos mento, ska, rocksteady, que formaram o Reggae. Amei o Afromandinga de André Sampaio, com esta pegada africana, amei tocar alfaia com ele”.

“Cada ano a gente vem com a alegria de quem vai aprender uma coisa nova com o Grãos e a gente sempre se surpreende, eu venho todo ano, não perco” Ângela, avó de crianças do Grãos.